O ator, músico e diretor Antônio Nóbrega, o ator Luís Melo, o grupo Circo Branco com o “Auto da Paixão”, a teatróloga e pesquisadora russa Elena Vássina, essas são algumas das mais de 150 atrações da 28ª edição do Festivale, Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba. O Festivale será realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo de 5 a 15 de setembro em teatros, praças, parques, espaços culturais e escolas de São José dos Campos.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O tema do festival deste ano é “Teatro para se viver: celebração”. Um cortejo com artistas e bonecões vai desfilar pelas ruas centrais de São José dos Campos para comemorar o início do evento e também convidar a população para participar desses onze dias de intensa programação teatral, que será realizada em todas as regiões da cidade e também nos distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo.
Neste ano, quase 200 espetáculos se inscreveram para participar do Festivale. Desses, 23 foram selecionados em uma escolha que valorizou grupos locais e regionais, sem se esquecer dos grupos que fazem sucesso nacionalmente, cumprindo um dos objetivos do festival, que é integrar companhias de todo o país. Além de grupos do estado de São Paulo, também participam companhias do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal.
Também estão programadas palestras, oficinas, intervenções, filmes, leituras dramáticas, entre outras atividades.
Para a realização do Festivale, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo fez parcerias com a Oficina Cultural Altino Bondesan, com o SESC, com o Projeto Adhemar Guerra, Secretaria Estadual de Cultura, pontos de cultura, entre outras instituições.
PROGRAMAÇÃO
05.09 (Quinta-feira)
17h - Pátio da Igreja São Benedito (concentração)
Teatro para se Viver – Celebração
Atores, grupos e companhias de teatro, espaços culturais, pontos de cultura, grupos artísticos participam de cortejo pelas ruas centrais de São José dos Campos para celebrar o início do 28º Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba).
20h Teatro Municipal
Aula–espetáculo: Uma Outra Linha de Tempo Cultural
Com Antônio Nóbrega
Serão apresentadas canções, danças e peças instrumentais entremeadas por considerações sobre uma linha de tempo cultural brasileira de prevalência não europeia e de extração popular em contraponto com conteúdos e significados e o diálogo com a linha de tempo da cultura ocidental de base europeia. A aula-espetáculo, tanto em sua forma quanto em seu conteúdo, procura harmonizar o discurso com a performance, o conceito com a emoção.
Antônio Nóbrega nasceu em Recife (PE) onde estudou música na Escola de Belas Artes; Fez parte do Quinteto Armorial, de Ariano Suassuna. Entre os espetáculos do artista estão Figural, Brincante e Frevereiro.
Ficha técnica
Concepção, direção, atuação, voz, violino e violão: Antonio Nóbrega
Iluminação: Marisa Bentivegna
Som: Tucá Pradella
Produção: Silas Redondo
06.09 (sexta-feira)
15h Pça. Cônego Lima – Centro
Ambulante
Cia Arte Negus
São Paulo/SP
Comédia| Duração: 55 min| Classificação: Livre
Vale do Paraíba.
Duas pessoas e a desafiadora rotina no desigual universo do “ganha e perde”. Local
onde apenas o mais esperto sobrevive, para isso é preciso sonhar, ser criativo, se
portar como um cowboy, um monge e encantar dragões.
19h Cine Santana
Coração Denunciador
Laboratório Teatro Químico
São José dos Campos e Jacareí/SP
Drama| Duração: 45 min| Classificação: 12 anos
Baseado no conto de Edgar Allan Poe, Coração Denunciador é o relato de um assassino revelado pela mente delirante de um rapaz, que mata um velho por se sentir profundamente perturbado pelo olho doente do idoso. Porém, o crime não finaliza o tormento do rapaz e a presença tétrica do velho torna-se ainda mais contundente na imaginação do assassino.
19h Teatro Dailor Varela
O Caixeiro da Taverna
Cia Independente de Teatro
São José dos Campos/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: 14 anos
A ação acontece no Rio de Janeiro em 1947. A terrível ambição de um português, casado clandestinamente no Brasil com uma costureira, irmã de um sargento de fuzileiros, não é outro senão tentar de todas as formas conseguir ser “sócio” da viúva proprietária da taverna onde trabalha como caixeiro.
21h Teatro Municipal
Agda
Boa Companhia e Matula Teatro
Campinas/SP
Drama| Duração: 60 min| Classificação: 18 anos
Agda é uma adaptação do conto homônimo da escritora Hilda Hilst e traz questões sobre o feminino intrínsecas à obra da autora. Para isso, serve-se de elementos de teatro e dança, transitando entre a prosa e a poesia, em um delicado jogo de construção e desconstrução de imagens e personagens.
23h CET – Centro de Estudos Teatrais
Folia do Homem Diabo
Cia Teatral Controvérsias
Pindamonhangaba/SP
Drama| Duração: 90 min| Classificação: 18 anos
Folia do Homem Diabo nada mais é que uma tentativa de recontar, de forma sincrética, alegórica e grotesca, a jornada do homem, desde a criação do mundo, em busca da explicação mítica da sua existência.
Espetáculo convidado – ProAC
0h Galpão - Oficina Cultural Regional Altino Bondesan
Toda Nudez Será Castigada
Cia Teatro da Cidade
São José dos Campos/SP
Drama| Duração: 70 min| Classificação: 16 anos
Um flashback que narra a história de paixão da prostituta Geni por Herculano, um rico viúvo conservador e por Serginho, filho dele e a sórdida trama de vingança de Patrício, irmão de Herculano para destruir a família.
ESPETÁCULO CONVIDADO – PARCERIA OFICINA CULTURAL REGIONAL ALTINO BONDESAN
07.09 (Sábado)
11h Rua Coronel José Monteiro, 953, Vila Santa Cruz 2
O Casamento da Mulher Solteirona
Teatro do Imprevisto
São José dos Campos/SP
Comédia| Duração: 45 min| Classificação: Livre
Maricota é uma solteirona que deseja se casar, para isso ela contará com a ajuda de seu irmão Simão, que intercede junto ao padre para os preparativos do casamento da moça. Porém, nem tudo sai como o previsto e Maricota terá que usar algumas artimanhas para se livrar de um pretendente não desejado.
10h Feira Livre do Galo Branco
15h Pq. Santos Dumont – Vila Adyana
Sonho de Palhaço – Carambas & Carambolas
Cia dos Homens de Palha de Circo e Teatro
São José dos Campos / SP
Duração: 55 min| Classificação: Livre
Para evitar que o tradicional circo “Carambas & Carambolas” desmonte sua lona para sempre, dois palhaços assistentes decidem realizar o sonho de reerguê-lo, mas não sem antes entrarem em várias enrascadas e situações engraçadas, embaladas pelo ritmo da Banda Evolua.
11h Pça. Afonso Pena – Centro
Ambulante
Cia Arte Negus
São Paulo/SP
Comédia| Duração: 55 min| Classificação: Livre
Vale do Paraíba.
Duas pessoas e a desafiadora rotina no desigual universo do “ganha e perde”. Local
onde apenas o mais esperto sobrevive, para isso é preciso sonhar, ser criativo, se
portar como um cowboy, um monge e encantar dragões.
15h Vila do Rhodia - Ponto de Cultura Velhus Novatus
O Convite dos Bichos
Cia. Mundo Teatral
São José dos Campos/SP
Infantil| Duração: 55 min| Classificação: Livre
Uma fábula em que bichos se reúnem debaixo da “árvore que dá fruto que não se come” para discutir o futuro da floresta que está em perigo, pois o homem pretende destruí-la. Na reunião, expõem-se as opiniões que abrangem características de Norte a Sul do Brasil.
ESPETÁCULO CONVIDADO - LEI DE INCENTIVOS FISCAIS (LIF)
15h - Anfiteatro do Parque da Cidade
20h Praça Monsenhor Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro - Santana
Amor por Anexins
Grupo de Teatro Guará
Goiânia/GO
Comédia| Duração: 40min| Classificação: Livre
A peça mostra a história de Isaias, um senhor distinto, com situação financeira confortável, que resolveu casar-se. Propôs casamento a Inês, senhora distinta, viúva e costureira por profissão. Para desposar a viúva recatada, escreve-lhe cartas contando suas intenções.
15h Anfiteatro do Parque da Cidade
Saltimbembe Mambembancos
Rosa dos Ventos
Presidente Prudente/SP
Comédia| Duração: 60min| Classificação: Livre
Saltimbembe Mambembancos é uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para exibir suas habilidades, músicas e divertir pessoas. O espetáculo é um encontro para rir de si e das personagens, é arte de rua!
Auto da Paixão
Circo Branco
São Paulo/SP
Comédia Dramática| Duração: 60min| Classificação: Livre
O espetáculo faz uma refinada recriação das procissões, reisados e pastoris, tal como o espírito das festas populares nordestinas, um misto de sagrado e de profano. O repertório do “Auto da Paixão” é composto de toadas de domínio popular que Romero costumava ouvir na casa de seu tio, o escritor Ariano Suassuna, mentor intelectual do Movimento Armorial na década de 70.
Ficha Técnica:
Autor e diretor: Romero de Andrade Lima
Elenco: Edna Aguiar, Mônica Nassif, Tina Simião, Miriam Maria, Geórgia Branco, Lígia Veiga, Maria Cristina Marconi, Lelena Anhaia, Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth e Alexandre Faria.
Figurino: Luciana Buarque
Direção Musical: Renata Mattar
ESPETÁCULO CONVIDADO
19h Teatro Dailor Varela
Histórias Lá Da Serra
Anônimos da Arte
Botucatu / SP
Comédia| Duração: 90min| Classificação: Livre
O espetáculo “Histórias Lá da Serra” conta causos e situações de uma comunidade caipira, na trajetória de toda uma vida, desde a infância até a velhice. A partir disso construindo e desconstruindo, forma-se o triangulo amoroso dos personagens Tereza, João e Ana que foram a base para mostrar assuntos como a evolução dos grandes centros, o respeito às diversidades e o amor.
ESPETÁCULO CONVIDADO - PROJETO ADEMAR GUERRA
20h Cine Santana
A Lição do Rinoceronte Careca
Associação Cultural Ágape de Tupã
Tupã / SP
Teatro do absurdo| Duração: 50min| Classificação: 12 anos
Entre as cobranças que permeiam a relação de dois amigos, um casal que se reconhece, um professor sádico e uma aluna deslumbrada, um lógico e um senhor idoso, existe uma vida absurdamente cotidiana, em que nem mesmo um rinoceronte pode atrapalhar os planos.
ESPETÁCULO CONVIDADO - PROJETO ADEMAR GUERRA
22h Teatro Municipal
Cabaret Del Rinoceronte
Teatro do Rinoceronte
São José dos Campos/SP
Comédia| Duração: 75min| Classificação: 14 anos
O burlesco, o nonsense e um toque kitsch marcam o espetáculo Cabaret Del Rinoceronte, em que personagens histriônicos surgem em quadros cômicos e inusitados amarrados por um mestre de cerimônias.
0h Galpão - Oficina Cultural Regional Altino Bondesan
Toda Nudez Será Castigada
Cia Teatro da Cidade
São José dos Campos/SP
Drama| Duração: 70 min| Classificação: 16 anos
Um flashback que narra a história de paixão da prostituta Geni por Herculano, um rico viúvo conservador e por Serginho, filho dele e a sórdida trama de vingança de Patrício, irmão de Herculano para destruir a família.
ESPETÁCULO CONVIDADO – PARCERIA OFICINA CULTURAL REGIONAL ALTINO BONDESAN
08.09 (domingo)
10h Parque Vicentina Aranha – Vila Addyana
Aqui Trem! - Histórias da Ferrovia
Grupos – 4 na rua é 8 e “Ó Minha Gente!”
Jacareí/SP
Comédia| Duração: 50min| Classificação: Livre
O espetáculo é ambientado em uma estação de trem já esquecida e que ainda conserva a memória que fala sobre encontros e despedidas, amores e desamores, planos, momentos históricos, festas e principalmente vida.
11h Pça. 1º de Maio
O Casamento da Mulher Solteirona
Teatro do Imprevisto
São José dos Campos/SP
Comédia| Duração: 45 min| Classificação: Livre
Maricota é uma solteirona que deseja se casar, para isso ela contará com a ajuda de seu irmão Simão, que intercede junto ao padre para os preparativos do casamento da moça. Porém, nem tudo sai como o previsto e Maricota terá que usar algumas artimanhas para se livrar de um pretendente não desejado.
16h Cine Santana
Entre Cortes e Naus - A Revolução das Águas
Cia de Teatro/Dança Programa Vida Saudável
Bertioga / SP
Popular| Duração: 60min| Classificação: Livre
A peça é um encontro sensível, significado, pelas lavadeiras e suas ladainhas, resgatando através dos contos de realismo fantásticos e cantigas regionais, histórias que atravessaram gerações, aproximando pais e filhos. Este espetáculo pretende estabelecer um olhar para o estrangeiro na própria terra.
16h Pça. Cônego Manzi – São Francisco Xavier
Saltimbembe Mambembancos
Rosa dos Ventos
Presidente Prudente/SP
Comédia| Duração: 60min| Classificação: Livre
Saltimbembe Mambembancos é uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para exibir suas habilidades, músicas e divertir pessoas. O espetáculo é um encontro para rir de si e das personagens, é arte de rua!
18h CET – Centro de Estudos Teatrais
Cem gramas de dentes
Companhia Azul Celeste
São José do Rio Preto/SP
Drama| Duração: 60min| Classificação: 16 anos
Um matador profissional, cercado pela polícia, pede a presença de um determinado líder da comunidade para negociar sua rendição. Trata-se de Cosme, rapaz ainda, mas muito respeitado e temido nas redondezas. A partir daí, num diálogo limítrofe entre a investigação policial e uma sombra de psicanálise espontânea, Cosme vai descobrir-se em uma imagem invertida do matador.
19h Teatro Dailor Varela
Coração Denunciador
Laboratório Teatro Químico
São José dos Campos e Jacareí/SP
Drama| Duração: 45 min| Classificação: 12 anos
Baseado no conto de Edgar Allan Poe, Coração Denunciador é o relato de um assassino revelado pela mente delirante de um rapaz, que mata um velho por se sentir profundamente perturbado pelo olho doente do idoso. Porém, o crime não finaliza o tormento do rapaz e a presença tétrica do velho torna-se ainda mais contundente na imaginação do assassino.
20h Galpão - Oficina Cultural Regional Altino Bondesan
Toda Nudez Será Castigada
Cia Teatro da Cidade
São José dos Campos/SP
Drama| Duração: 70 min| Classificação: 16 anos
Um flashback que narra a história de paixão da prostituta Geni por Herculano, um rico viúvo conservador e por Serginho, filho dele e a sórdida trama de vingança de Patrício, irmão de Herculano para destruir a família.
ESPETÁCULO CONVIDADO – PARCERIA OFICINA CULTURAL REGIONAL ALTINO BONDESAN
01h CET – Centro de Estudos Teatrais
Folia do Homem Diabo
Cia Teatral Controvérsias
Pindamonhangaba/SP
Drama| Duração: 90 min| Classificação: 18 anos
Folia do Homem Diabo nada mais é que uma tentativa de recontar, de forma sincrética, alegórica e grotesca, a jornada do homem, desde a criação do mundo, em busca da explicação mítica da sua existência.
09.09 (segunda-feira)
10h, 14h e 16h Teatro Dailor Varela
Cidade das Cantigas
Cia. Troupe Trote
Campinas/SP
Musical Infantil| Duração: 45min| Classificação: Livre
Este espetáculo musical é composto de personagens do imaginário infantil, preservados por meio das cantigas de roda. Ele promove a valorização da cultura nacional junto ao público infantil, resgata os tesouros da oralidade e as riquezas folclóricas da infância.
ESPETÁCULO CONVIDADO - ProAC
15h – Tim Lopes
Maravilhosas Histórias para Albak
Grupo Caixa de Histórias
São José dos Campos/SP
Infantil| Duração: 50min| Classificação: Livre
No meio de um deserto de um tempo imemorial, quatro personagens que se cruzam entre mercados, viagens de camelo, mares e colinas: Amina a menina que comprava o mundo, Harun, o incomparável, Abu, o homem que ninguém vê e Badna, a princesa que virou estrela. Todos eles tinham grandes desejos e aprenderam a viver ouvindo Albak, o coração.
15h Chico Triste
O Convite dos Bichos
Cia. Mundo Teatral
São José dos Campos/SP
Infantil| Duração: 55 min| Classificação: Livre
Uma fábula em que bichos se reúnem debaixo da “árvore que dá fruto que não se come” para discutir o futuro da floresta que está em perigo, pois o homem pretende destruí-la. Na reunião, expõem-se as opiniões que abrangem características de Norte a Sul do Brasil.
ESPETÁCULO CONVIDADO - LEI DE INCENTIVOS FISCAIS (LIF)
19h - Eugênia da Silva – Pq. Novo Horizonte
Sonhos de Palhaços
Os Pregadores do Riso
Araçatuba/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: Livre
O espetáculo mostra dois amigos, um deles, um feixe de nervos, obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. E assim é conduzido o espetáculo, como em um cabo de guerra cuja corda que os une é a amizade.
ESPETÁCULO CONVIDADO - ProAC
20h CAC Walmor Chagas
Blefe 2.0
Com Victor Nóvoa
São Paulo/SP
Espetáculo de Palhaço| Duração: 55 min| Classificação: Livre
Blefe, um palhaço velho e mal humorado, foi contratado por uma grande multinacional para trabalhar com tecnologia. Insatisfeito com o trabalho, Blefe resolve abandonar o emprego, torna-se artista e foge com um novo amor. O espetáculo é inspirado no filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin.
21h CET – Centro de Estudos Teatrais
No se puede vivir sin amor
Atores Rapsodos
Rio de Janeiro/RJ
Drama Poético| Duração: 60min| Classificação: 18 anos
Uma coleção dos textos mais poéticos de Caio Fernando Abreu, em que o amor é a premissa de uma existência eventualmente feliz e completa.
10.09 (terça-feira)
11h Pça. Cônego Lima – Centro
15h Pça. Afonso Pena – Centro
Viajantes
Teatro de Caixeiros
Ribeirão Preto/SP
Intervenção| Duração: 120min| Classificação: Livre
Quatro viajantes vão de cidade em cidade levando suas histórias e o encanto das miniaturas em suas malas misteriosas. Em cada mala uma história, um mundo mínimo que se transforma aos olhos do único espectador: o encontro.
15h Teatro Dailor Varela
Filhotes da Amazônia
Pia Fraus
São Paulo/SP
Infantil| Duração: 50min| Classificação: Livre
A ideia central do espetáculo é a relação dos pais com seus filhotes, tanto entre os animais como entre os seres humanos, mostrando a proximidade existente nas relações entre pais e filhos de qualquer espécie. Os quadros do espetáculo apresentam histórias que revelam diferentes facetas a partir dessa situação.
10h Escola do Taquari
15h Eugenia da Silva
O Convite dos Bichos
Cia. Mundo Teatral
São José dos Campos/SP
Infantil| Duração: 45 min| Classificação: Livre
Uma fábula em que bichos se reúnem debaixo da “árvore que dá fruto que não se come” para discutir o futuro da floresta que está em perigo, pois o homem pretende destruí-la. Na reunião, expõem-se as opiniões que abrangem características de Norte a Sul do Brasil.
ESPETÁCULO CONVIDADO - LEI DE INCENTIVOS FISCAIS (LIF)
15h – Cine Santana
Maravilhosas Histórias para Albak
Grupo Caixa de Histórias
São José dos Campos/SP
Infantil| Duração: 50min| Classificação: Livre
No meio de um deserto de um tempo imemorial, quatro personagens que se cruzam entre mercados, viagens de camelo, mares e colinas: Amina a menina que comprava o mundo, Harun, o incomparável, Abu, o homem que ninguém vê e Badna, a princesa que virou estrela. Todos eles tinham grandes desejos e aprenderam a viver ouvindo Albak, o coração.
19h Chico Triste – Vila Tesouro
Kung-Fu Clowns
La Cascata Cia Cômica
São José dos Campos/SP
Comédia| Duração: 50min| Classificação: Livre
Nas elevadas montanhas havia um templo dedicado a arte do Kung-Fu. Atendendo a um chamado do mestre os três discípulos retornam. Imbatíveis, destemidos, intrépidos, eles são os Kung-Fu Clowns.
19h SESC - auditório
Homenagem aos 150 anos de nascimento de Constantin Stanislávski
Palestra: Stanislávski e o teatro contemporâneo - caminhos e descaminhos de sua herança artística e eórica.
Com Elena Vássina
Em 2013, a classe teatral do mundo inteiro está festejando os 150 anos do nascimento de Constantin Stanislávski (1863-1938) – grande ator, encenador, teórico e pedagogo teatral russo. A prática artística e a teoria teatral stanislavskianas são a própria base do desenvolvimento da arte dramática nos séculos XX e XXI.
Elena Vássina é teatróloga e pesquisadora russa, autora de múltiplos ensaios dedicados à analise dos problemas da linguagem artística do teatro do século XX , à poética do drama moderno e à historia do teatro russo.
21h SESC - auditório
Os Malefícios do Tabaco (Homenagem aos 20 anos do espetáculo)
Rangávali Artes
São José dos Campos/SP
Drama| Duração: 45min| Classificação: 14 anos
Os Malefícios do Tabaco é um solo com o ator Atul Trivedi e trata de um homem pacato, dominado pela mulher, preso em angústias, mas que conserva um fascínio legítimo pela vida. O espetáculo tenta mostrar o teatro na sua forma mais simples, valorizando o personagem/ator e deixando-o agir conforme suas contradições, condição própria de todo ser humano.
21h Teatro Municipal
Sonhos de Palhaços
Os Pregadores do Riso
Araçatuba/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: Livre
O espetáculo mostra dois amigos, um deles, um feixe de nervos, obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. E assim é conduzido o espetáculo, como em um cabo de guerra cuja corda que os une é a amizade.
ESPETÁCULO CONVIDADO - ProAC
11.09 (quarta-feira)
15h Cine Santana
Lili reinventa Quintana
Téspis Cia de Teatro
Itajaí/SC
Infantil| Duração: 40min| Classificação: 05 anos
A peça é uma homenagem ao centenário do poeta Mário Quintana. Uma menina chamada Lili sonha perdida entre caixas, livros, fragmentos de histórias. Então é necessário encontrar o que fazer e a solução para sair daquele lugar. O espetáculo é uma viagem por mundos construídos através das palavras e poemas de Quintana.
10h, 14h e 16h Eugênia da Silva
Cidade das Cantigas
Cia. Troupe Trote
Campinas/SP
Musical Infantil| Duração: 45min| Classificação: Livre
Este espetáculo musical é composto de personagens do imaginário infantil, preservados por meio das cantigas de roda. Ele promove a valorização da cultura nacional junto ao público infantil, resgata os tesouros da oralidade e as riquezas folclóricas da infância.
ESPETÁCULO CONVIDADO - ProAC
15h Teatro Dailor Varela
O Convite dos Bichos
Cia. Mundo Teatral
São José dos Campos/SP
Infantil| Duração: 45 min| Classificação: Livre
Uma fábula em que bichos se reúnem debaixo da “árvore que dá fruto que não se come” para discutir o futuro da floresta que está em perigo, pois o homem pretende destruí-la. Na reunião, expõem-se as opiniões que abrangem características de Norte a Sul do Brasil.
ESPETÁCULO CONVIDADO - LEI DE INCENTIVOS FISCAIS (LIF)
18h e 21h CET – Centro de Estudos Teatrais
Os Ancestrais
Teatro Invertido
Belo Horizonte/MG
Duração: 80min| Classificação: 16 anos
Os Ancestrais parte de uma situação fantástica para abordar temas como os laços familiares e a noção de propriedade da terra no Brasil. A história trata das contradições dos relacionamentos familiares e o abismo existente entre os desejos individuais que permeiam essa convivência.
19h Teatro Dailor Varela
Melhor na Boca do Povo do que Pobre
Arte das Águas
Ibirá/SP
Comédia| Duração: 60min| Classificação: Livre
Com o falecimento do coronel Ludovico Mococa, a vila de Aribi, no interior do nordeste, vira um perfeito campo de guerra para saber quem vai ficar com o dinheiro dele. Tudo poderá mudar quando o testamento é aberto.
ESPETÁCULO CONVIDADO - PROJETO ADEMAR GUERRA
19h – Tim Lopes – Bosque dos Eucaliptos
Sonhos de Palhaços
Os Pregadores do Riso
Araçatuba/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: Livre
O espetáculo mostra dois amigos, um deles, um feixe de nervos, obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. E assim é conduzido o espetáculo, como em um cabo de guerra cuja corda que os une é a amizade.
ESPETÁCULO CONVIDADO - ProAC
21h Teatro Municipal
Vai Passar
Grupo Morpheus Teatro
São Paulo/SP
Comédia Dramática| Duração: 65min| Classificação: 14 anos
O espetáculo fala de momentos da vida em que somos tomados por sensações e sentimentos que não podemos controlar, aqueles que nos pegam de surpresa, nos tiram o chão e nos colocam, por um instante, totalmente desarmados diante de nossas angústias, das necessidades e dos desejos da alma, do medo da morte e da vida.
12.09 (quinta-feira)
15h Teatro Dailor Varela
O Senhor das Chaves
Jogar Produções Artísticas Ltda com Alexandre Roit
São Paulo/SP
Comédia| Duração: 60 min| Classificação: 5 anos
Um velho marinheiro aparece, mas não se de onde. Bastante atrapalhado, mostra dúvidas a respeito do que faz ali e quem são aquelas pessoas sentadas à sua frente. Percebe-se que está sem memória. Aos poucos, e com a ajuda do público, ele vai se localizando, e acaba por abrir os baús que se encontram no palco com objetos - instrumentos musicais, pedaços de cordas, tecidos - que o fazem recordar várias histórias.
ESPETÁCULO CONVIDADO – ProAc
15h, 19h e 21h Teatro Municipal
Noticia Pra Embrulhar Peixe
Circo Navegador
São Sebastião/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: Livre
O vendedor de peixe lê o mundo por meio das notícias estampadas nas folhas de jornal, que são usadas pra embrulhar seu produto: o pescado. De maneira bastante ácida, ele denuncia as mazelas da condição humana, a falência das instituições e a sociedade do controle.
ESPETÁCULO CONVIDADO – Patrocínio Petrobrás
14h Ponto de Cultura Oca
O Convite dos Bichos
Cia. Mundo Teatral
São José dos Campos/SP
Infantil| Duração: 45 min| Classificação: Livre
Uma fábula em que bichos se reúnem debaixo da “árvore que dá fruto que não se come” para discutir o futuro da floresta que está em perigo, pois o homem pretende destruí-la. Na reunião, expõem-se as opiniões que abrangem características de Norte a Sul do Brasil.
ESPETÁCULO CONVIDADO - LEI DE INCENTIVOS FISCAIS (LIF)
15h – Chico Triste – Vila Tesouro
Sonhos de Palhaços
Os Pregadores do Riso
Araçatuba/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: Livre
O espetáculo mostra dois amigos, um deles, um feixe de nervos, obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. E assim é conduzido o espetáculo, como em um cabo de guerra cuja corda que os une é a amizade.
ESPETÁCULO CONVIDADO - ProAC
19h Eugênia da Silva – Pq. Novo Horizonte
Um Dia Ouvi a Lua
Cia Teatro da Cidade
São José dos Campos/SP
Comédia Dramática| Duração: 70min| Classificação: 12 anos
Um Dia Ouvi a Lua foi inspirada nas canções “Adeus, Morena, Adeus”, “Cabocla Tereza” e “Rio Pequeno”, gravadas por Tonico & Tinoco nas décadas de 50 e 60. A peça revela três diferentes mulheres que invertem os valores machistas das narrativas dessas composições, conhecidas do cancioneiro popular brasileira, recriando-as do ponto de vista feminino.
20h Cine Santana
Projeto Casa Verde
Laboratório Teatro Químico
Jacareí/SP
Comédia| Duração: 90 minutos| Classificação: 12 anos
Adaptação para teatro do clássico de Machado de Assis “O Alienista”, a fábula mostra o célebre médico cientista Dr. Simão Bacamarte, que funda em sua terra natal um manicômio chamado “Casa Verde”. Obcecado pela cura da loucura, Simão termina por internar quase todos os moradores da pequena Itaguaí.
ESPETÁCULO CONVIDADO - LIC Jacareí
21h CET – Centro de Estudos Teatrais
Suspiros Poéticos
Humanidhas Trupe
Jacareí/SP
Duração: 60 minutos| Classificação: 12 anos
Inspirados no amor, com versos ora falados, outras vezes cantados, o espetáculo
narra a trajetória de quatro histórias: o amor à primeira vista, a fé em
Santo Antonio Casamenteiro, o amor trágico e o primeiro amor.
13.09 (sexta-feira)
10h Pq. Vicentina Aranha
15h Pq. Santos Dumont
O Romance do Vaqueiro Benedito
Grupo de Teatro Mamulengo Presepada
Taguatinga/DF
Duração: 50 min| Classificação: Livre
Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são clássicos da cultura popular e trazem parentesco próximo com os personagens da Comédia Dell’Arte. O roteiro pode variar também de brincadeira para brincadeira, mas sempre tratará de questões particulares que se universalizam por identificação com qualquer plateia.
10h e 15h Tim Lopes
Cidade das Cantigas
Cia. Troupe Trote
Campinas/SP
Musical Infantil| Duração: 45min| Classificação: Livre
Este espetáculo musical é composto de personagens do imaginário infantil, preservados por meio das cantigas de roda. Ele promove a valorização da cultura nacional junto ao público infantil, resgata os tesouros da oralidade e as riquezas folclóricas da infância.
ESPETÁCULO CONVIDADO - ProAC
15h Teatro Dailor Varela
O Rio
Teatro Didático da UNESP & Teatro Brancaleone
São Paulo / SP
Teatro Visual| Duração: 45 min| Classificação: Livre
A encenação de O Rio encontrou na obra de João Cabral de Melo Neto inspiração para trabalhar conceitos de teatro visual. É uma criação autônoma onde o rio está subsumido à percepção do espectador que não o observa na cena, mas o intui por meio de um exaustivo e insistente caminhar de homens e bichos, de plantas e poeira.
15h Ponto de Cultura Biblioteca Solidária/São Francisco Xavier
O Convite dos Bichos
Cia. Mundo Teatral
São José dos Campos/SP
Infantil| Duração: 45 min| Classificação: Livre
Uma fábula em que bichos se reúnem debaixo da “árvore que dá fruto que não se come” para discutir o futuro da floresta que está em perigo, pois o homem pretende destruí-la. Na reunião, expõem-se as opiniões que abrangem características de Norte a Sul do Brasil.
ESPETÁCULO CONVIDADO - LEI DE INCENTIVOS FISCAIS (LIF)
19h – Circo São Xico – São Francisco Xavier
Sonhos de Palhaços
Os Pregadores do Riso
Araçatuba/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: Livre
O espetáculo mostra dois amigos, um deles, um feixe de nervos, obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. E assim é conduzido o espetáculo, como em um cabo de guerra cuja corda que os une é a amizade.
ESPETÁCULO CONVIDADO - ProAC
20h Teatro da Rua Elisa
Medealíquida
Cia do Trailler – Teatro em Movimento
São José dos Campos / SP
Duração: 70 min| Classificação: 16 anos
Medealíquida traz a forma fragmentada o mito Medeia, uma mulher que após ser traída e abandonada pelo marido mata os filhos. O espetáculo cria uma dramaturgia de encenação em processo coletivo, na qual os atuantes apresentam e refletem suas inquietações acerca da mercantilização, da coisificação e da fragilidade das relações humanas, incluindo os labirintos das (im)possibilidades afetivas.
21h Teatro Municipal
Um Dia Ouvi a Lua
Cia Teatro da Cidade
São José dos Campos/SP
Comédia Dramática| Duração: 70min| Classificação: 12 anos
Um Dia Ouvi a Lua foi inspirada nas canções “Adeus, Morena, Adeus”, “Cabocla Tereza” e “Rio Pequeno”, gravadas por Tonico & Tinoco nas décadas de 50 e 60. A peça revela três diferentes mulheres que invertem os valores machistas das narrativas dessas composições, conhecidas do cancioneiro popular brasileira, recriando-as do ponto de vista feminino.
23h CET – Centro de Estudos Teatrais
O Arquiteto e o Imperador da Assíria
Cia. de 2
São José dos Campos/SP
Teatro do Absurdo| Duração: 90 min| Classificação: 16 anos
O espetáculo narra a história de um homem civilizado, o Imperador, cujo avião cai numa ilha, onde encontra um ser primitivo e animal, o Arquiteto. O Imperador começa então a civilizar o ser primitivo, porém ele começa a se deparar com seus medos e anseios mais profundos e ao perceber a ligação e poder que o Arquiteto tem sobre a natureza ele vê o quanto seus valores são pequenos.
14.09 (Sábado)
10h Pq. Vicentina Aranha
15h Pq. Santos Dumont
Catação de História e Contação de Lixo
Coletivo Onírico
Vinhedo/SP
Infantil| Duração: 50min| Classificação: 3 a 12 anos
O espetáculo funda-se na pesquisa e coleta de histórias de todo o mundo e parte da criação de bonecos, cenários, instrumentos musicais e adereços de cena construídos a partir de materiais recicláveis. De uma maneira lúdica e construtiva, o espetáculo passa por temas universais como as diferenças sociais, diversidade religiosa e ciclos de vida.
11h Pça. Afonso Pena - Centro
A Noiva do Defunto
Andaime - Núcleo Universitário de Cultura – UNIMEP
Piracicaba/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: Livre
Trata-se da história de um homem que é confundido com seu primo que acaba de morrer, noivo de uma jovem encalhada, num misto de farsa e melodrama a montagem foi desenvolvida dentro do universo do circo-teatro, aproveitando pesquisa iniciada pelo grupo em 2003
Diretor: Antonio Chapéu
Elenco: Bruno Agulhari, Márcio Abegão, Joseane Bigaran, Jennifer Garcia, Tiago de Luca e André Stenico
Cenografia: Valtencir Franzol
Maquiagem: Mel Lopes
Figurino: Grupo Andaime
15h Pça. Hélio Alves Garcia
O Romance do Vaqueiro Benedito
Grupo de Teatro Mamulengo Presepada
Taguatinga/DF
Mamulengo| Duração: 50 min| Classificação: Livre
Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são clássicos da cultura popular e trazem parentesco próximo com os personagens da Comédia Dell’Arte. O roteiro pode variar também de brincadeira para brincadeira, mas sempre tratará de questões particulares que se universalizam por identificação com qualquer plateia.
16h Pça Emília Molina
Aqui Trem! - Histórias da Ferrovia
Grupos – 4 na rua é 8 e “Ó Minha Gente!”
Jacareí/SP
Comédia| Duração: 50min| Classificação: Livre
O espetáculo é ambientado em uma estação de trem já esquecida e que ainda conserva a memória que fala sobre encontros e despedidas, amores e desamores, planos, momentos históricos, festas e principalmente vida.
16h – Teatro Dailor Varela
Sonhos de Palhaços
Os Pregadores do Riso
Araçatuba/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: Livre
O espetáculo mostra dois amigos, um deles, um feixe de nervos, obrigado ao constante exercício do controle para não estourar, o que o torna o mais caprichoso dos dois. O outro, dono de uma lógica peculiar, de tão conformado beira a estupidez. E assim é conduzido o espetáculo, como em um cabo de guerra cuja corda que os une é a amizade.
ESPETÁCULO CONVIDADO - ProAC
18h Teatro Dailor Varela
Kung-Fu Clowns
La Cascata Cia Cômica
São José dos Campos/SP
Comédia| Duração: 50min| Classificação: Livre
Nas elevadas montanhas havia um templo dedicado a arte do Kung-Fu. Atendendo a um chamado do mestre os três discípulos retornam. Imbatíveis, destemidos, intrépidos, eles são os Kung-Fu Clowns.
19h Vila do Rhodia /Ponto de Cultura Velhus Novatus
Velhus Causus
Cia Cultural Velhus Novatus
São José dos Campos/SP
Comédia Dramática| Duração: 60 min| Classificação: Livre
Enquanto aguarda o retorno de Dona Lurdinha, que esteve muito doente no hospital, Sabino reúne os amigos e prepara uma festa para recebê-la. Durante o tempo que antecede a chegada de sua mulher, Sabino e os amigos vão relembrando velhas histórias assombradas e velhos causos caipiras.
21h Cine Santana
Travessia
Grupo Tecelagem
Jacareí/SP
Duração: 60min| Classificação: 12 anos
Baseado nos contos reunidos de Sagarana e Primeira Estórias, obras do escritor Guimarães Rosa, “Travessia” se desenvolve a partir da narrativa de um sertanejo em Minas Gerais, de onde um grupo de vaqueiros parte para uma travessia conduzindo a boiada.
23h Clemente Gomes - FCCR
Festavale
Palco aberto e receptivo na Jam Session com o Coletivo Contemporâneo de Dança e Tempo-Câmera celebrando o encerramento do 28º Festivale. Aberto ao público, que deve vestir um personagem e celebrar com os artistas num grande encontro para o delírio da plateia. Participação de atores, músicos e artistas convidados.
15.09 (domingo)
15h Anfiteatro do Parque da Cidade
Coração dos Teatros Rodantes
Andaime – Núcleo Universitário de Cultura - UNIMEP
Piracicaba/SP
Comédia| Duração: 50min| Classificação: Livre
O espetáculo foi desenvolvido a partir da pesquisa do livro/texto “Kafka e a boneca viajante” de Jordi Fabra i Sierra, com dramaturgia do mestre Ilo Krugli, e busca desvelar a profundidade do texto revelada de maneira simples, na experiência de uma criança e um brinquedo.
Autor: Ilo Krugli
Diretor: Rogerio Tarifa
Elenco: Antonio Chapéu, Maria Paula Silva, Márcio Abegão, Carlos Jeronimo, Ariane Martins, Joseane Bigaran, Tiago de Luca, André Stenico
Cenografia e figurino: Julio Dojcsar
Coreografia: Erika Moura
Direção Musical: Juh Vieira
ESPETÁCULO CONVIDADO
10h Pq. Vicentina Aranha
A Noiva do Defunto
Andaime - Núcleo Universitário de Cultura – UNIMEP
Piracicaba/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: Livre
Trata-se da história de um homem que é confundido com seu primo que acaba de morrer, noivo de uma jovem encalhada, num misto de farsa e melodrama a montagem foi desenvolvida dentro do universo do circo-teatro, aproveitando pesquisa iniciada pelo grupo em 2003
10h e 15h Cine Santana
Cidade das Cantigas
Cia. Troupe Trote
Campinas/SP
Musical Infantil| Duração: 45min| Classificação: Livre
Este espetáculo musical é composto de personagens do imaginário infantil, preservados por meio das cantigas de roda. Ele promove a valorização da cultura nacional junto ao público infantil, resgata os tesouros da oralidade e as riquezas folclóricas da infância.
15h Pq Caminho das Garças
O Caixeiro da Taverna
Cia Independente de Teatro
São José dos Campos/SP
Comédia| Duração: 50 min| Classificação: 14 anos
A ação acontece no Rio de Janeiro em 1947. A terrível ambição de um português, casado clandestinamente no Brasil com uma costureira, irmã de um sargento de fuzileiros, não é outro senão tentar de todas as formas conseguir ser “sócio” da viúva proprietária da taverna onde trabalha como caixeiro.
18h CET – Centro de Estudos Teatrais
Curra – Temperos sobre Medeia
Contadores de Mentira
Mogi das Cruzes/SP
Drama| Duração: 80min| Classificação: 12 anos
O espetáculo é uma celebração orixá sobre o mito clássico. Jasão é um orixá recebido pelo corpo de um cozinheiro. Medeia tem a força de Iansã e sua inimiga, a beleza de Oxum. Creonte, senhor daquele terreiro exige o seu direito à propriedade enquanto crianças “Eres” cegas decidem o futuro da mãe.
21h Teatro Municipal
Ausência
Dos à Deux – com Luís Melo
Rio de Janeiro/RJ
Teatro Gestual| Duração: 60 min| Classificação: 14 anos
Uma Nova York futurista, um mundo em meio ao caos da falta de água e energia elétrica, um colapso que afeta todos os seres humanos e um homem que vive no alto de uma torre da metrópole. Esse é o clima que permeia a poesia do espetáculo Ausência, solo de teatro gestual da companhia franco-brasileira Dos à Deux, com o ator Luís Melo. O espetáculo solo coloca em pauta a solidão no mundo moderno e o homem frente a uma existência limite.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia, direção e concepção: André Curti e Artur Ribeiro
Interpretação: Luis Melo
Música original:Fernando Mota
Acessórios, peruca e maquiagem: Maria Adélia
Cenografia: Fernando Mello da Costa
Iluminação: PH e Artur Ribeiro
Figurinos: Ticiana Passos
Preparação corporal: Artur Ribeiro
Design gráfico: Roberta Freitas e Natália Quinderé.
Fotos: Renato Mangolin.
Cenotécnica: Dodô Giovanetti
Acompanhamento fisioterapêutico: Nubia Barbosa
Pintura de texturas: Ana Paula Cardoso
Assistência de acessórios: Álvaro Mendeburu
Assistência pintura texturas: Clara Feijó
Operação de luz: PH
Operação som: Luciano Siqueira
Contrarregra: Jesse Natan
Produção Executiva: Augusto Oliveira
Direção de Produção na França: Nathalie Redant
Direção de produção no Brasil: Sérgio Saboya
ESPETÁCULO CONVIDADO
PALESTRAS
09.09 - 19h
Auditório Elmano Ferreira Veloso (Sede FCCR)
Palestra: CPMT - Centro de Pesquisa e Memória do Teatro do Galpão Cine Horto
Com: Marcos Coletta
Lançamento da Revista Subtexto nº9, e do Livro “Teatro sem Diretor” de Jurij
A palestra expõe os diversos projetos e ações no âmbito da informação e da memória realizados pelo CPMT como o selo e editorial, a Revista Subtexto, os seminários "Subtexto em diálogo", o Portal Primeiro Sinal e o projeto de conservação de figurinos do “Memória Feita à Mão”. Marcos Coletta é ator, pesquisador e dramaturgo. Assistente de Coordenação do CPMT. Mestrando em Artes pela EBA-UFMG. Licenciado em Teatro pela EBA-UFMG. Integrante fundador do grupo Quatroloscinco – Teatro do Comum.
10.09 – 14h
Biblioteca Cassiano Ricardo
Folclore e o Teatro (Projeto Dialogando com Folclore)
Luis Carlos Laranjeiras
Professores e Arte- Educadores
Projeto do Museu do Folclore
VIVÊNCIA
13.09 - 19h Cine Santana
Vivência: Desvendando Tcheckov - Teatro do Ator
Com Atul Trivedi e Ademir Pereira
Grupo Rangávali Artes
São José dos Campos/ SP
Público Alvo: atores e alunos das oficinas de teatro da Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Encontro com atores e alunos das oficinas de teatro da FCCR para a explanação das ideias sobre o Teatro do Ator, que mantém ainda vivo o processo de trabalho do espetáculo “Os Malefícios do Tabaco”.
OFICINAS
06 e 07.09 - das 14h às 18h
O Intérprete e a Performance
Adriana Azenha
Sala Ismael Guiser
07.09 – das 14h às 18h e 08.09 das 09h às 18h
Do Gesto à Cena
Fernando Rodrigues
EC Flávio Craveiro
08.09 – das 10h às 17h
Laboratório : O movimento do corpo e da voz em estado cênico
Márcia Baltazar
Sala Ismael Guiser
Parceria Projeto Ademar Guerra
11.09 - das 10h às 17h
Encenação e Mediação Teatral – a experimentação de forma e conteúdo
Melissa Panzutti
Sala Denilto Gomes
Parceria Projeto Ademar Guerra
11.09 - das 14h às 18h
Presença - Corpo Cênico Sensível
Gabriela Dellias - com o Coletivo Contemporâneo de Dança
Sala Ismael Guiser
12.09 – das 14h às 18h
Som, Palavra, Imagem e Improvisação
Robson Jacque - com o Coletivo Contemporâneo de Dança
Sala Ismael Guiser
13.09 - das 10h às 17h
Memória – Ação – Desejo ou de onde vim... onde estou... pra onde vou?
Edilson Castanheira
Sala Denilto Gomes
Parceria Projeto Ademar Guerra
13.09 - das 14h às 18h
Corpo Propositor em Cena
Marie Bueno - com o Coletivo Contemporâneo de Dança
Local: Sala Ismael Guiser
14.09 – das 10h às 17h
Confecção e manipulação de perna de pau
Marcelo Messias - Com Os Pregadores do Riso
Casa de Cultura Flávio Craveiro
14.09 - das10h às 17h
Inicialização do Palhaço
Flávio Estevão - com Os Pregadores do Riso
Casa de Cultura Flávio Craveiro
14.09 – das 10h às 16h
Dança e Teatro: As relações corporais que se desvelam …
Elizete Gomes - com o Coletivo Contemporâneo de Dança
Ismael Guiser
Parceria Oficina Cultural Regional Altino Bondesan
14.09 - das 10h às 17h
Prática em dramaturgia para iniciantes
Alexandre Dal Farra
Auditório Elmano Ferreira Veloso
Parceria Projeto Ademar Guerra
14.09 das 14h às 18h e 15.09 - das 09h às 18h
Direção Teatral
Fernando Rodrigues
Teatro da Rua Elisa
Parceria Oficina Cultural Regional Altino Bondesan
15.09 das 10h às 17h
Poéticas Ancestrais
Patrícia Zuppi
Sala Ismael Guiser
Parceria Projeto Ademar Guerra
EXPOSIÇÕES
05 a 15.09
Memória do Teatro Joseense
CET – Centro de Estudos Teatrais / Centro Cultural Clemente Gomes e APM – Arquivo Público Municipal
05 a 15.09
O palco é a rua
Sala Jairo Gregnaninn (Hall de entrada do Teatro Municipal)
05 a 15.09
Teatro em Livros
Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, Biblioteca Hélio Pinto Ferreira e Biblioteca Helena Molina
05 a 15.09
Palhaços de Todos os Tempos
Com o Circo Navegador
Museu do Folclore (Parque da Cidade)
05 a 15.09
Teatro em Fotos (Imagens do Festivale)
Espaços Culturais
05 a 15.09
TV e Rádio - Festivale
Exibição de filmes e documentários ligados ao universo das artes cênicas nos espaços da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
INTERVENÇÕES
Poesia sob o Sol
Cia. Cubo Cênico
São José dos Campos/SP
Intervenção poética itinerante na qual atores e poetas caminham com guarda-chuvas coloridos oferecendo às pessoas poemas de diferentes temas e autorias.
05.09 - 11h
Pça. Afonso Pena
07.09 - 11h
Pça. Monsenhor Luiz Gonzaga Cavalheiro (Pça. Matriz de Santana)
12.09 - 11h
Pça. Mário Cesare Porto – Jd. Satélite
14.09 - 11h
Pq. Santos Dumont
Mímico Andarilho
Com Carlos Javkin
São José dos Campos/SP
O “Mímico Andarilho” percorre a cidade com sua bicicleta, numa ação brincante junto ao público espontâneo, percorrendo ruas, praças, parques, feiras-livre, comércio e teatros.
06.09 - 11h
Pça. Afonso Pena
08.09 - 11h
Pça. Monsenhor Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro (Pça. Matriz de Santana)
09.09 -11h
EC Flávio Craveiro
13.09 - 11h
Pq. Santos Dumont
Do Pau Brasil a Oswaldo Cruz: é o cordel que vem à luz
Com Edmilson Santini
Rio de Janeiro /RJ
Conjunto de histórias em linguagem de Cordel (em que o narrador se desdobra entre o canto, a encenação e a fala), propondo ao público um passeio cênico-poético por temas que vão desde a recriação de lendas até biografias.Toda a encenação acontece com a manipulação de bonecos.
06.09 - 10h
Calçadão da Rua 7 de setembro
06.09 - 19h
UNIVAP - Aquárius
07.09 - 9h
Feira livre da Vila Industrial
07.09 - 11h
Feira livre do Jardim Paulista
08.09 - 10h
Feira livre do Jardim Colonial
08.09 - 15h
Parque da Cidade
09.09 - 15h
Rodoviária Velha
09.09 - 19h
UNIVAP - Aquarius
10.09 - 10h
Feira livre do Parque Santos Dumont
10.09 - 12h
Restaurante da Fundação Cultural Cassiano Ricardo
10.09 - 15h
Calçadão da Rua 7 de setembro
11.09 - 08h
Escola Sônia Maria Pereira da Silva (Parque Novo Horizonte)
11.09 - 12h
Fila do Bom Prato/Praça do Sapo
11.09 - 15h
Rodoviária Nova
Sarau do Balaio Cultural
Balaio das Artes
Mediação: Éric Fernandes
São José dos Campos/SP
Poesias e músicas na fila do Teatro Dailor Varela e no EC Flávio Craveiro.
06.09 - 18h30
Teatro Dailor Varela e EC Flávio Craveiro
07.09 - 18h30
Teatro Dailor Varela e EC Flávio Craveiro
08.09 - 18h30
Teatro Dailor Varela e EC Flávio Craveiro
11.09 - 18h30
Teatro Dailor Varela e EC Flávio Craveiro
14.09 - 17h30
Teatro Dailor Varela e EC Flávio Craveiro
Memórias de Sant'anna
Cia. Cultural Velhus Novatus
São José dos Campos / SP
“Memórias de Sant’anna” tem como objetivo realizar intervenções em ruas do bairro de Santana, apresentando canções e histórias de moradores locais que pautam a memória do bairro, a pesquisa do grupo e celebra nessa ação os 20 anos da Cia.
12.09 - 19h
Pça. de Santana / Ponto de Cultura Velhus Novatus
15.09 - 9h
Feira livre de Santana / Ponto de Cultura Velhus Novatus
BLANCHE !
GRUPO: G.A.L/Grupo de Apoio à Loucura
São José do Rio Preto/SP
Duração: 15 min
SINOPSE: O drama e frustrações de uma mulher hipersensível e traumatizada que busca em um novo amor um recomeço. BLANCHE ! traz a tona as diversas facetas de uma mesma personagem. Põe em cena uma pesquisa permanente e discursos criados a partir da obra de Tennessee Williams.
13.09 - 14h40
EC Flávio Craveiro
13.09 - 18h40
EC Cine Santana
13.09 - 20h40
Teatro Municipal
13.09 - 22h40
Rua Ademar Guerra (Centro Cultural Clemente Gomes, sede da Fundação Cultural Cassiano Ricardo)
ESPETÁCULO DO PROJETO ADHEMAR GUERRA
EMCENA BRASIL
14 e 15.09 – das 15h às 22h
Pça. Álvaro Gonçalves – Pq. Morumbi
O projeto é um contêiner com uma grande tenda adaptada com uma intensa programação que inclui oficinas, contações de histórias, apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, espetáculo de circo, show de música, além de uma sessão de cinema.
O Projeto Emcena Brasil nos últimos cinco anos já percorreu mais de 120 cidades em todo o país, atendendo mais de 300 mil pessoas. O projeto é realizado por meio da lei de Incentivo Fiscal da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo através do ProAc-ICMS, patrocínio Comgás e conta com o apoio da prefeitura de São José dos Campos e da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Fonte: FCCR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!