6 de ago. de 2013

SESC Taubaté Apresenta a Palestra - Jacques Tati (Cinema e Vídeo) - 06/08/13



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Palestra - Jacques Tati

06/08

TER
19H ÀS 20H

Para abertura da mostra Jacques Tati, será realizada uma palestra com o jornalista Thiago Stivaletti, Bacharel em Jornalismo pela ECA - Escola de Comunicações e Artes - Universidade de São Paulo (USP), especializado em FilmWorks (formação prática em cinema – direção, fotografia, montagem, roteiro, som) e Pós-graduação em Cinema e Sociedade no DEA (Diploma de Estudos Aprofundados)

Apesar de ser contemporâneo a Nouvelle Vague , Tati seguiu outra direção no desenvolvimento de sua carreira, dedicando-se à comédia. Quando essa nova tendência começa a despontar, Tati, em 1958, lança Meu Tio, vencedor de melhor produção estrangeira no Oscar de 1959.

Homem moderno

A contemporaneidade de Tati pode ser percebida na abordagem crítica dos temas. O seu principal personagem, Sr. Hulot, lançado quando o diretor estava há mais de 20 anos em atividade, é considerado fruto da maturidade como cômico e observador da sociedade europeia dos anos de 1950 em diante. “No início da carreira criou o personagem do carteiro, presente em seus primeiros curtas e no longa Carrossel da Esperança”, diz Careimi. “Isso de alguma forma limitava seu poder criativo para cenas que envolvessem o passar do tempo, mas Hulot pode ser qualquer um de nós.”

É uma paródia do homem moderno. Cheio de coisas nas mãos, sempre agitado e apressado, com muitos compromissos e poucas realizações, sensível e ingênuo, desligado e desconcentrado. “Se estivesse vivo, Tati faria cenas incríveis com todos os gadgets eletrônicos que carregamos conosco e com a forma como vivemos desconectados uns dos outros na multidão e ironicamente conectados em rede, com dezenas de amigos virtuais”, resume Pavan.

Outro exemplo da visão crítica é o filme O Mágico (Sylvian Chomet, 2010), baseado em roteiro inacabado de Tati. A história de um ilusionista alto, magro, que praticava sua arte em shows de magia para plateias quase inexistentes, requisitando uma sensibilidade aparentemente distante e sem espaço no contexto futuro que se moldava.

“No fundo, seus filmes, com sua ordem visual e geometria, provocam a reflexão sobre que ordem é essa”, observa Pavan. “Sua comédia é provocadora, forçando-nos a rever os conceitos de ordem, poder, hierarquia, lazer, trabalho, relacionamentos, espaço, identidade.”
Trecho retirado da Eonline. Leia na íntegra aqui.  



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