PHOTOZOFIA - Largo São Francisco, 105 - São Francisco Xavier - (12) 3926 1406 - Com uma culinaria de fusao, cozinha internacional que valoriza produtos regionais, é um restaurante e ainda café, livraria, casa de shows e galeria de exposicoes. Na agenda, o destaque é para a musica brasileira independente, que leva ao palco músicos de varios sotaques e estilos musicais para divulgar a musica autoral. E o festival de musicam Encontro Cordas na Mantiqueira que desde 2004 ecoa o fogo das cordas na primavera de São Francisco Xavier.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
Um violão e uma voz navegam em águas cristalinas
Tejo Tietê, show deste final de semana no Photozofia Arte & Cozinha.
Reservas: 12 3926 1406 - 12 9799 2258
A sigla MPB pode se traduzir como Música Portuguesa Brasileira no caso desse encontro do compositor e violonista Chico Saraiva, carioca radicado em São Paulo, com a cantora lusitana Susana Travassos. Ela que lançou seu primeiro álbum solo em homenagem Elis Regina (1945-1982), em 2008, agora canta inéditas de Saraiva com letras de Tiago Torres da Silva (poeta com profunda experiência na canção brasileira), Villa-Lobos (Melodia Sentimental) e Elomar (Cavaleiro de São Joaquim), além de outras do violonista com diferentes parceiros, incluindo a própria cantora. Do repertório português destacam-se Sei de um Rio (Pedro Homem de Mello/Alain Oulman), Verdes Anos (Carlos Paredes) e O Tejo (José Peixoto/Pedro Ayres Magalhães) lançada pelo grupo Madredeus. O Timbre vocal de Susana, aliás, lembra ligeiramente o de Teresa Salgueiro, ex-cantora do grupo. Com produção musical de Paulo Bellinati, Tejo-Tietê mescla fontes sonoras de lá com as de cá, unidas pela melancolia ancestral, pelo navegar preciso por heranças do fado e da bossa nova, entre o erudito e o popular. São diferenças que se espelham e deságuam num mar de beleza ímpar.
Lauro Lisboa Garcia - Jornal O Estado de São Paulo
Disco Tejo-Tietê une Brasil e Portugal pela música
O lançamento é um encontro poético entre o violonista Chico Saraiva e a cantora portuguesa Susana Travassos
A cantora portuguesa Susana Travassos e o compositor-violonista brasileiro Chico Saraiva lançam o disco Tejo-Tietê. Um encontro musical entre Brasil e Portugal.
Resultado de quatro anos de convívio entre os artistas, o projeto integra a programação oficial do “Ano de Portugal no Brasil”. Este primeiro álbum da parceria foi patrocinado pela empresa LUPO, que viabilizou a sua realização. A produção musical é do renomado violonista Paulo Bellinati.
Tejo-Tietê apresenta um diálogo poético entre os dois países. Músicas de Chico letradas por poetas brasileiros e portugueses (Luiz Tatit, Clóvis Beznos, Brisa Marques e Tiago Torres da Silva/PT) e releituras de obras de mestres (Villa-Lobos, Elomar e Carlos Paredes/PT). Todas as faixas interpretadas pela comovente e potente voz de Susana.
O disco realça a forte ascendência musical existente entre Brasil e Portugal, reaproximando a cultura Luso-Brasileira. Busca transmitir ao público um olhar renovado e sensível desta conexão, da beleza e particularidades de cada uma e desta memória histórica, intimamente ligada principalmente pela comunhão lingüística. Além do Brasil, o disco também está sendo lançado em terras portuguesas.
Dois rios, dois países, duas culturas que se cruzaram no passado e reencontram-se no Tejo-Tietê. Mergulhe nesta mistura de águas sonoras, que ressoa simplicidade, emoção e delicadeza. Um universo onde o silêncio, cada palavra, pausa ou nota, ocupa um espaço relevante.
+ sobre Chico Saraiva
Considerado um dos melhores músicos de sua geração, elogiado no Brasil e exterior, Chico Saraiva
venceu a 6º edição do Prêmio Visa de MPB, como melhor compositor. Seu trabalho possui tons e cores distintas, ressoando elementos da bossa nova, samba, choro, maracatu e baião. Possui quatro discos lançados: Água (MCD/1999), Trégua (Biscoito Fino/2003), Saraivada (Biscoito Fino/2007) e Sobre Palavras (Borandá/2009), este com a cantora Verônica Ferriani. Sua música incorpora o popular e o regional sem distanciar-se da sonoridade refinada de seu violão. Mantém parcerias com Luiz Tatit, Paulo César Pinheiro, entre outros e já dividiu palco com nomes como Guinga e Francis Hime.
+ sobre Susana Travassos
A cantora e compositora portuguesa Susana Travassos, da região de Algarvia, tem formação variada, vai do canto lírico ao jazz e possui forte influência da música popular brasileira. Seu primeiro disco, um grande desafio, foi em homenagem a Elis Regina (2008), no qual fez questão de manter o sotaque português. Pela sua versatilidade, transita entre a música tradicional e a moderna com a mesma desenvoltura. Mantém uma estreita parceria e afinidade com diversos artistas brasileiros, em gravações e shows, entre eles Zeca Baleiro, Toninho Horta, Chico César, Luis Felipe Gama, Zé Paulo Becker, Gabriel Grossi e muitos outros.
Paulo Belinatti na produção do disco
Foi significativa a presença de Paulo Bellinati como produtor musical. Violonista, arranjador e compositor reconhecido e consagrado internacionalmente, integra o grupo instrumental Pau Brasil . É um especialista em ritmos brasileiros.
Trabalhou com artistas estrangeiros e brasileiros como Gal Costa, Leila Pinheiro, Edu Lobo, Chico
Buarque, César Camargo Mariano, entre outros. Com o disco “O Sorriso do Gato de Alice”, de Gal Costa, recebeu o prêmio Sharp de Melhor Arranjador de MPB (1994). Em parceria com Mônica Salmaso fez o prestigiado disco Afro-Sambas, reunindo composições de Baden Powell e Vinicius de Moraes.
Seus arranjos e composições são tocados e gravados pelos maiores violonistas da atualidade como John Williams, Shinichi Fukuda, Los Angeles Guitar Quartet, Badi Assad, Duo Assad.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!