EDUCAMAIS CENTRO - Rua Alfredo Schürig, nº 20 – Centro - Jacareí - SP
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O público de Jacareí tem a oportunidade de assistir neste fim de semana a ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi, dentro da programação do Inverno Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.
As apresentações gratuitas acontecem sexta-feira (5) e domingo (7), às 20h, no EducaMais Centro – rua Alfredo Schürig, 20. Os ingressos devem ser retirados a partir desta quarta-feira (3), das 9h às 17h, Diretoria de Cultura – praça Raul Chaves, 110, Centro. Serão distribuídos 1.000 ingressos, sendo 500 para cada dia de apresentação. O limite é de dois ingressos por pessoa.
O espetáculo, com 2h30 de duração e um intervalo, é cantado em italiano com legendas em português. O elenco desta montagem, assinada pelo jacareiense Paulo Abrão Esper, tem como protagonista o barítono Manuel Alvarez, que já fez este papel em diversos teatros brasileiros.
A montagem traz os vencedores do 11º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, que aconteceu em Jacareí no mês de abril. Elisabete Almeida e Camila Titinger serão Gilda, a filha de Rigoletto. Josy Santos interpreta Maddalena; Rafael Nersessian e Gustavo Lassen dividem os papéis de Sparafucile e Conde de Ceprano.
Completam o elenco Anibal Mancini (Borsa), André Rabello (Marullo), Luciana Pansa (Giovanna), Misael Santos (Sparafucile). O elenco ainda apresenta os convidados Mariana Magatto (Condessa de Ceprano e Pajem), e Richard Bauer e Rinaldo Leone, que se dividem como Duque de Mântova.
A realização é conjunta da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos, com o apoio das empresas (pelo PROAC e Lei Rouanet) Sanko, Astra e CCR AutoBan. Produção das empresas culturais Cia Ópera São Paulo, Brindisi, Cia D`arte e Retrato Brasileiro Produções Artísticas.
A direção musical é de Alvaro Peterlevitz, que rege a Orquestra Sinfônica Giuseppe Verdi com a participação de músicos de várias cidades do Vale do Paraíba. O coro é da Fundação Cultural de Jacarehy.
Bicentenário – Giuseppe Verdi, o principal compositor italiano de todos os tempos, nasceu em 1813 e faleceu em 1901. “Este ano o mundo comemora o bicentenário de nascimento do compositor, que terá 33 óperas, de sua autoria, encenadas em todos os cantos do planeta”, diz o produtor Paulo Abrão Esper.
Jacareí e São José dos Campos fazem parte desta homenagem através da encenação completa da ópera Rigoletto, famosa por várias melodias que inclui a ária La donna è mobile. Em São José dos Campos a apresentação será no Teatro Municipal, 12 de julho, às 20h, e 14 de julho, às 18h, também com ingressos gratuitos.
Resumo da ópera – Rigoletto é uma ópera em três atos de Giuseppe Verdi, baseada em romance de Victor Hugo, que conta as aventuras amorosas de um Duque e seu bobo da corte, Rigoletto, que esconde de todos ter uma filha justamente para não ter de entregá-la ao seu patrão.
Durante uma festa no palácio, um pai desesperado, Monterone, interrompe a comemoração e amaldiçoa tanto o Duque quanto Rigoletto, que fica com as palavras do velho em sua memória. No entanto, o que Rigoletto ainda não sabe é que Gilda, sua filha, já está apaixonada pelo Duque, que se apresentou a ela com um nome falso.
Apesar de todos os cuidados com a jovem, ela acaba sendo raptada pelos comparsas do Duque e se entrega a ele.
Rigoletto encontra pela estrada um homem que se diz matador de aluguel e acaba contratando Sparafucile para matar o Duque.
No último ato, Gilda, sabendo das tramas de seu pai e apaixonada pelo Duque, acaba se entregando e morre por amor nas mãos do assassino contratado por seu próprio pai. Rigoletto termina a ópera dizendo que tudo aconteceu pela maldição que havia recebido e, com um grito ao ver sua filha morta, se joga no chão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!