ESPAÇO DAS ARTES HELENA CALIL - Espaço Cultural São Benedito - Largo São Benedito, s/nº - Centro (próximo à Praça Afonso Pena). Informações: (12) 3924-7206 - hcalil@fccr.org.br - 2ª a 6ª, das 9h às 18h, aos sábados, das 9h às 13h - É difícil imaginar que a pequena entrada – de apenas 6m² - do Espaço das Artes Helena Calil conduza a um local com mais de 400 m², que oferece oficinas de artes plásticas e realiza exposições temporárias de artistas da cidade. O Espaço conta com amplas salas para exposições e três ateliês - onde são realizadas as oficinas - além de um jardim arborizado com antigas palmeiras e uma belíssima fonte de água, que completa o ambiente das artes.A Fundação Cultural mantém oficinas voltadas exclusivamente para as artes plásticas, onde atende cerca de 60 alunos por mês. O Espaço recebe, em média, 500 visitantes, em exposições mensais que reúnem trabalhos de arte contemporânea e abstrata de artistas da cidade e região.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
A Galeria de Arte Helena Calil (Largo São Benedito, s/nº – Centro), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), inaugura a exposição “Do Barroco ao Barro”, da artista Luciana Melo e dos Figureiros de São José dos Campos, neste sábado (13), às 9h. A mostra fica aberta para visitação até 4 de maio. A entrada é gratuita.
Na exposição, os visitantes poderão contemplar 20 quadros, além de 15 peças feitas em barro. Os destaques são os trabalhos “O Anjo Barroco”, “Nossa Senhora da Conceição” e o “Cristo Barroco”, de Luciana Melo.
Com forte influência mineira, os trabalhos desta exposição remetem à arte sacra, que era feita no século XVII no país. Luciana Melo valoriza as cores e as sombras, que adquirem uma importância na demonstração de gesto e sentimentos do homem.
Nascida em Belo Horizonte, Luciana Melo se diz uma eterna apaixonada por arte e música barroca. Ela participou de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Atualmente é arte educadora e presidente do Espaço Cultural Vicentina Aranha, em São José dos Campos.
Segundo ela, os destaques dados ao Barroco e ao Colonial Mineiro em suas obras são resultados de uma vivência em Ouro Preto, cidade natal da mãe, e São João Del Rey, onde o pai dela viveu por um período.
Os figureiros de São José dos Campos também participam da exposição. Eles fazem parte do projeto Santo de Casa, realizado por gestores culturais independentes e artesãos. Serão expostas 11 obras dos artistas Lili Figueira, Fátima Aparecida dos Santos, Luiz Paulo Ragazani, Maria Benedita Vieira e Aurora do Carmo.
A arte de modelagem em argila ainda é preservada em São José dos Campos. De herança portuguesa, mas com influências das culturas africana e indígena, a confecção das figurinhas de barro e peças de olaria é uma tradição popular.
Programação
Galeria de Arte Helena Calil
De 13 de abril a 4 de maio – “Do Barroco ao Barro”
Segunda a sexta-feira – 9h às 17h50
Sábados – 9h às 12h
Fonte: FCCR
"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!