ESPAÇO CULTURAL EUGENIA DA SILVA - Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte - SJCampos - (12) 3907-0912 - eugeniadasilva@fccr.org.br - O Espaço Cultural Eugênia da Silva começou a funcionar em 2005, numa casa pequena no bairro Paraíso do Sol, enquanto era construída uma nova sede no Parque Novo Horizonte. Um ano depois, o novo Espaço foi inaugurado e, em dezembro de 2006, numa homenagem a todas as figureiras da região, recebeu o nome de Espaço Cultural Eugênia da Silva. Um dos eventos de grande destaque do Espaço é o Sarau das Artes, que envolve diversas expressões artísticas como poesia, dança, declamação e interpretação de poemas e música, promovendo também, a interação dos alunos. O Espaço atende cerca de 1.200 alunos e oferece 37 oficinas.
Ajude a Divulgar!! Curta!!!
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) realiza a partir desta quinta-feira (18), às 8h, a exposição “Cerâmicas São José dos Campos – Projeto Patrimônio Reinventado”. A mostra ficará no Espaço Cultural Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110), no Novo Horizonte, e poderá ser visitada até o dia 30 de maio. A entrada é gratuita e a visitação é de terça a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábado, das 8h às 17h.
Na abertura da exposição, das 8h30 às 10h30 e das 13h15 às 15h15, será feita uma atividade de sensibilização aberta ao público para informar sobre a importância dessas fábricas no período de desenvolvimento industrial de São José dos Campos. Essa atividade será coordenada por Edna Martelo, do Arquivo Público do Município, e Milena Wakamatsu, da Gerência de Patrimônio Histórico.
A exposição terá peças das cerâmicas: Eugenio Bonadio, Conrado e Weiss, que pertencem ao acervo do Arquivo Público do Município. A mostra também busca sensibilizar a comunidade a conhecer a história de São José dos Campos e que os munícipes também relatem as próprias histórias relacionadas a esse tema. A ideia dos organizadores é que os participantes busquem lembranças dessa época, tragam peças para compor a exposição e relatem histórias sobre essas fábricas e as peças produzidas por elas.
Em 2010, várias peças da Cerâmica Weiss foram doadas para a FCCR. Algumas foram selecionadas para fazerem parte do Acervo do Museu Municipal e outras fazem parte do projeto “Patrimônio Reinventado”, que busca resignificar a história da cidade, utilizando-se de peças inacabadas da Cerâmica “Irmãos Weiss”, que começou a funcionar em 1942 e fundada por Ignes Weiss.
O Projeto Patrimônio Reinventado é uma realização da Diretoria Cultural em parceria com os Departamento de Ação Cultural Descentralizada e o Departamento de Patrimônio Histórico – Arquivo Público do Município/Museu Municipal da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos (estabelecimento, artistas...), a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Mais informações favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!