Ajude a Divulgar!! Curta!!!
O Espaço Cultural Eugênia da Silva começou a funcionar em 2005, numa casa pequena no bairro Paraíso do Sol, enquanto era construída uma nova sede no Parque Novo Horizonte. Um ano depois, o novo Espaço foi inaugurado e, em dezembro de 2006, numa homenagem a todas as figureiras da região, recebeu o nome de Espaço Cultural Eugênia da Silva.
Um dos eventos de grande destaque do Espaço é o Sarau das Artes, que envolve diversas expressões artísticas como poesia, dança, declamação e interpretação de poemas e música, promovendo também, a interação dos alunos.
O Espaço atende cerca de 1.200 alunos e oferece 37 oficinas.
Quem foi Eugênia da Silva
Eugênia da Silva nasceu no dia 07 de junho de 1918, no subdistrito de Eugênio de Melo, em São José dos Campos, e ficou conhecida como “dona Eugênia Figureira”, graças ao dom que tinha de modelar figuras no barro.
D. Eugênia aprendeu a arte aos cinco anos de idade, com sua mãe, Francisca Froes, índia da Tribo dos Güaianases do Vidoca. Confeccionou treze presépios, com 40 tipos diferentes de figuras, entre elas: São Francisco de Assis e “O Pavão”.
Na década de 50, sua produção ganhou impulso internacional após ser descoberta pelo folclorista Rossini Tavares de Lima, na época, diretor do Museu do Folclore de São Paulo. Seu trabalho ganhou tanto destaque, que dona Eugênia foi capa da revista francesa “France Aviator”.
Suas últimas criações foram maquetes de prédios antigos de São José dos Campos. Faleceu no dia 10 de novembro de 1999, aos 81 anos.
Oficinas:
HQ, Ballet, Desenho, Violão Sertanejo, Sapateado, Modelagem em Argila, Dança criativa, Cerâmica, Dança de Rua, Viola caipira, Criação Literária, Coral, Flauta, Tecelagem, Artes Plástica, Capoeira, Mosaico, Luteria, Violão, Jazz, Criação de Brinquedo, Violão, Teatro.
Casa de Brinquedos: direito de ser criança
O Espaço Eugênia da Silva é o único, por enquanto, a contar com uma área exclusiva de recreação para as crianças: a Casa de Brinquedos, construída por meio de uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos.
As visitas na Casa são feitas por meio de agendamento, para grupos de crianças de escolas e da comunidade. O local atende cerca de 140 crianças diariamente.
Segundo a professora Selma Carvalho, coordenadora do projeto, além de oferecer segurança, o objetivo do espaço é resgatar a criança que só fica em frente da televisão, oferecendo uma grande variedade de brincadeiras. “É um espaço que foi criado para a criança ser criança”, conclui Selma.
Funcionamento: 3ª a 6ª, das 8h às 22h, aos sábados até as 18h
Endereço: Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte
Telefone: (12) 3907-0912 - (12) 3907-8024
E-mail: eugeniadasilva@fccr.org.br
Fonte: FCCR
" Para mais informações sobre os eventos, favor entrar em contato com o Estabelecimento, infelizmente nem sempre consigo todas as informações possíveis sobre os eventos, se os estabelecimento me passasse sem dúvidas estaria aqui, mas se não há o interesse deles, não tem como fornecer essas informações, como valores e sinópses por exemplo. A Agenda Cultural é atualizada diariamente por uma única pessoa, que não recebe nada por isso, então, conto com a compreensão de todos"
"Os Eventos são de inteira responsabilidade dos envolvidos, a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigada."
Se você quer divulgar seu evento aqui, mande-nos um e-mail com todos os dados que publicaremos o quanto antes!
Se você quer divulgar seu evento aqui, mande-nos um e-mail com todos os dados que publicaremos o quanto antes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!