25 de abr. de 2012

Ciranda da Poesia com Edu Malafaia - Bola de Meia - 25/04/12






Gostou da Agenda? Então Curte Aí!!


Edu Malafaia, poeta, compositor e declamador, paulistano, nascido a 08-11-1958; filho de operários, foi criado na periferia da megalópole, onde conheceu de perto seus contrastes gritantes. Órfão de pai desde os sete anos, deve à perseverança e ao incentivo de sua mãe o ter chegado a uma faculdade e ter-se tornado Historiador. Conheceu a poesia nos bancos escolares e começou escrever poemas aos 13 anos e a compor canções aos 15. Por conta desta produção, em 1975, foi convidado a entrar no Grupo Experimental de Teatro Amador Trapiche, da Zona Norte de São Paulo, que tinha como proposta fazer um teatro popular e de resistência à ditadura militar, apresentando-se em bairros operários e participando de debates que tinham por objetivo conscientizar os trabalhadores sobre a situação política do país. Embora produzindo pouco, o grupo Trapiche se manteve por cinco anos, propiciando-lhe um grande aprendizado sobre as diversas artes, por congregar diversos poetas e alguns músicos.

Em 1980, fez sua primeira publicação independente, lançando a novela "NÃO É PROIBIDO SONHAR", com a qual sonhou criar uma editora-cooperativa, que não foi adiante porque os outros escritores do grupo Trapiche não encamparam o projeto. Com o retorno financeiro dessa publicação, em 1981, lançou o livro de poemas "CONTURBAÇÃO".

Embora escrevesse, não se adaptou ao curso de letras em que ingressara em 1980; por isso, em 1982, iniciou o curso de História, na USP, que concluiu em meados de 1987.

Em 1983, inicia seu relacionamento amoroso com Rose Mary Teles Sousa com quem teve dois filhos: Artur Mariano, em 1983 e Nathan, em 1987. A fim de criá-los com mais qualidade, saem de São Paulo em 1990, indo para Caraguatatuba, no Litoral Norte do estado de São Paulo.

Em 1993, criou o projeto "ASSUMA ESTE POETA - por um mecenato cooperativo", que tinha por base a organização e lançamento de um caderno de poemas por mes, com 20 páginas, que seria pago antecipadamente por depósito bancário ou vale postal e, posteriormente, remetido pelos Correios. Infelizmente, não conseguiu divulgar o projeto nacionalmente e, depois de editar 14 cadernos, desistiu.

Após separar-se, mudou-se para São José dos Campos em 1994, conhecendo os artistas da região e se tornando parceiro de Marcus Flexa, Eduardo Pane, Beto Jaguary e (Alessandro) Zamah e participando do movimento "CELEBRAÇÃO AO RENASCIMENTO DA POESIA", no qual desenvolveu a arte da declamação.

Voltando para o Litoral, em 1999 fixou-se em Ubatuba, de onde mudou-se para São Sebastião em fevereiro de 2002, onde permaneceu até janeiro de 2011, quando regressou a São José dos Campos.

No campo artístico, em 2009, resolveu "desengavetar" suas composições, resultando esta idéia na gravação do CD PLURALIDADE, lançado a 12 de novembro de 2011, contendo 2 pensamentos, 12 poemas declamados e 15 músicas de diversos estilos e épocas: bolero, samba-canção, canto de lavadeira, toada, samba, reggae, marchinha, entre outros, compostas dos anos 70 até 2011.



"Os Eventos é de inteira responsabilidade dos envolvidos, a Agenda Cultural apenas divulga o que nos é passado. Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."  Se você quer divulgar seu evento aqui, mande-nos um e-mail com todos os dados que publicaremos o quanto antes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!