Nascido em São Paulo, em 17 de Novembro de 1960, Hamilton Vergel iniciou seus estudos musicais aos treze anos de idade, sob orientação de seu pai, que lhe ensinou as primeiras noções de escrita musical e as primeiras escalas tonais no Violão. Com 15 anos, passou a estudar Teoria,Harmonia e Contraponto com o então Maestro da Força Pública de SP, Antonio P. De Paula, até iniciar a Faculdade de Composição aos 18 anos. Paralelo aos estudos, começou a tocar na noite de SP como acompanhante de diversos artistas, tocando violão e contrabaixo. Com 22 anos, torna-se músico profissional e começa a dar os primeiros passos em direção ao seu trabalho como compositor, criando as suas primeiras peças para violão solo, dentre elas, vários estudos de iniciação. Em 1987, grava seu primeiro trabalho solo, intitulado **Harmonias Ocultas**, onde trilha por um caminho mais introspectivo, criando músicas como Nuvens, Brincando com o vento, Relicário e Blues 1 ( o pato e o velho andando em paz...), onde conta com a participação de Emerson Villani ( Titãs ). Nesse trabalho, quase todas as composições são escritas para violão solo, onde Hamilton começa a definir seu estilo, com uma fusão de Choro e Blues, com várias influencias de músicos como Rory Gallagher, Jimmy Page, Luperce Miranda, Eric Satie e Thelonious Monk. Em 1993, inicia um trabalho com a compositora Neusa Pinheiro ( ex- Isca de Polícia-Itamar Assumpção), no qual participa tocando violão, contrabaixo, bandolim e viola sertaneja. Tendo como participante desse trabalho o compositor e violonista Rubens Nogueira. O Trio faz várias apresentações em unidades do SESC e casas de Cultura da Prefeitura de SP. Paralelo a esse trabalho, Hamilton dá inicio a um projeto de música Instrumental chamado ** Manifeste Cannibale **, onde cria uma formação não convencional – um quarteto com piano, bateria e dois contrabaixos, sendo o primeiro fretless com tessitura de Tenor. O Grupo durou 3 anos e teve em seu repertório músicas que foram posteriormente gravadas por Hamilton em CD solo, como Providencia. O Manifeste tinha em sua formação: Helder Hey ( Contrabaixo ), Ataliba ( Piano ), Alan Nerys ( Bateria ) e Hamilton Vergel ( Contrabaixo Fretless ). E m 2000, Hamilton grava seu primeiro CD, intitulado ** Folkways **, com composições próprias, todas instrumentais. Esse CD revela um lado mais “Blues” de Hamilton Vergel, que ainda na época de seu lançamento, assinava **Hamilton de Andrade**, vindo posteriormente a trocar seu nome artístico para Vergel, em homenagem aos seus antepassados. Em 2001, fez seu lançamento no Espaço Cachuera*, coordenado por seu amigo Paulo Dias ( percussionista ), e contou com a participação do violonista Paulo Rocha. Por esse tempo, trabalhou com a Camerata **Octopus**, do Conservatório de Tatuí ( SP ), para quem fez diversos arranjos para Trio de violões. A Octopus, sob a Regencia do concertista Edson Lopes, apresentou os arranjos de Loro (Egberto Gismonti) e Arrasta-pé (Waldyr Azevedo), ambos feitos por Hamilton, em vários locais, como Masp e Festival de Inverno de Campos do Jordão. E gravaram um CD intitulado **Ve se te agradas **, incluindo o arranjo de Arrasta-pé. Em 2005, trabalhou como Arranjador e Instrumentista no CD Páscoa XV-Ano C, da Gravadora Paulus, onde dividiu os Arranjos com Eurivan Silva. Atualmente, Hamilton Vergel prepara seu segundo trabalho solo, ainda sem título, e vem trabalhando em parceria com o Cantor e Compositor Ravel ( ex – Dom&Ravel ), onde estão fazendo releituras de músicas da dupla como Animais Irracionais, Obrigado ao homem do campo, Você também é responsável, entre outras.
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