Livremente inspirado no romance “Viva o povo Brasileiro!”, o espetáculo é o primeiro de uma trilogia em homenagem aos milhões de heróis brasileiros que constroem este país.
O público poderá prestigiar o espetáculo gratuitamente, no feriado de 07 de setembro
Em dois horários: às 11h na Praça Afonso Pena e às 15h no Parque da Cidade
A Peça – “Canteiro”
O espetáculo “Canteiro” coloca em cena as diversas fomes do chamado “homem comum”. No horário de almoço, em um canteiro de obras, trabalhadores de um canteiro de obras estabelecem um divertido jogo teatral para falar sobre a possibilidade de se escolher o que se come, sobre a fabricação de alguns dos heróis da história oficial, sobre os anônimos heróis do povo, sobre o conhecimento que não se encontra nos livros, sobre a violência e sobre a sede por justiça. Através das histórias servidas ao público, histórias feitas a partir de “Viva o Povo Brasileiro”, a Cia dos Inventivos homenageia os milhões de heróis brasileiros que constroem, diariamente, este País.
Entre escadas, cones, tambores e marmitas, Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Marcos di Ferreira, Maria Texeira e Rômulo Albuquerque dão vida aos cinco operários dessa peça.
Dirigida por Edgar Castro “Canteiro” é o resultado de uma investigação cênica realizada durante sete meses a partir da obra de João Ubaldo, e integra o projeto “VIVA O POVO BRASILEIRO!”, que tem como proposta apresentar três espetáculos e realizar quatro encontros trimestrais, para discutir os caminhos estéticos do Teatro de rua (Escambos Estéticos). A dramaturgia de “Canteiro” foi construída durante o processo, quando a Cia dos Inventivos mapeou algumas das dinâmicas eivadas de contradição presentes nas paredes excludentes da senzala, apropriando-se de quatro episódios da obra de João Ubaldo: o caboco Capiroba, o barão Perilo Ambrósio, nêgo Leléu e Feliciano. A voz que ouvimos em “Canteiro”, a primeira montagem das três que serão realizadas, é tão somente a voz dos “comedores de resto”.
Cia dos Inventivos – A Origem
Os inventivos não se escolheram, foram escolhidos. Seus integrantes se conheceram na Escola Livre de Teatro de Santo André, onde eram colegas de turma. Intrigados e instigados pelas aulas de Alexandre Mate sobre o teatro épico, começaram a investigar a formação do homem e da sociedade brasileira, do homem como ser social, inserido no mundo épico. Essa inquietude artística fez com que surgisse a Companhia dos Inventivos, com a proposta de revisitar e resgatar a cultura popular através da narrativa épica.
Hoje, a Companhia dos Inventivos acredita e anseia por um teatro mais próximo da nossa realidade, não só trazendo temas e provocações a respeito do tipo de sociedade em que vivemos, mas também indo e circulando em locais que propiciem o encontro com pessoas que nunca viram um “acontecer teatral”: a RUA. O trabalho de pesquisa continuada da Cia acerca das possibilidades do Teatro de Rua segue em direção a outros olhares, outros pontos de vista, que ajudem a desvelar as tensões dialéticas da desigual sociedade brasileira.
Entre os trabalhos desenvolvidos nesses cinco anos de existência, estão: “A história da morte de Maria Consorte” (2005), o infantil “A lenda do Vale da Lua” (2007) e “Canteiro”.
FICHA TÉCNICA – “Canteiro”
Dramaturgia\\ Cia Dos Inventivos
Dramaturgista\\ Daniela Rosa
Direção\\ Edgar Castro
Elenco\\ Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Marcos di Ferreira, Maria Texeira e
Rômulo Albuquerque
Produção\\ Roberto Caetano & Yenka Schpirer
SERVIÇO
Onde: Praça Afonso Pena
Endereço: Praça Afonso Pena, s/n – Centro – São José dos Campos
Data: 07 de setembro, às 11H
Onde: Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Endereço: Av. Olivo Gomes S/N - Santana– São José dos Campos
Data: 07 de setembro, às 15H
Indicação: Livre
Apresentação Gratuita
Maiores informações sobre o festival: Fundação Cassiano Ricardo
Telefone: (12) 39247300 begin_of_the_skype_highlighting (12) 39247300 end_of_the_skype_highlighting
E-mail: secretaria.festivale@fccr.org.br
"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado." Se você quer divulgar seu evento aqui, mande-nos um e-mail com todos os dados que publicaremos o quanto antes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!