9 de jun. de 2011

SESI SJC Apresenta a Peça "Meio Dia do Fim" 11 e 12 de junho 2011




Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Autor, a peça discute temas variados, que vão desde amores impossíveis e casamentos arranjados por interesses comerciais até a delicada questão latifundiária. As sessões serão realizadas no sábado (11/6), às 20h, e domingo (12/6), às 19h. A entrada é franca.

Nos dias 11 e 12 de junho, SESI São José dos Campos apresentará, gratuitamente, a peça Meio dia do Fim, do Pessoal do Faroeste. Haverá uma sessão no sábado, às 20h, e outra no domingo, às 19h. A montagem é uma das 15 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2011 – 1ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.

A peça conta a história de Jorge e Antonia, um casal que, mesmo sem amor, está junto há 30 anos. Ao revelar os motivos que sustentam este relacionamento, o espetáculo lança luz sobre a questão do latifúndio e cria paralelos entre os conflitos do casal e o conflito inevitável entre a propriedade privada e a função social da terra.

A montagem se passa num casebre nas terras do casal, um dos 55 mil latifúndios improdutivos do Brasil. A luz do meio-dia que invade o espaço apresenta a contradição entre o casebre e o latifúndio e coloca os personagens diante das suas próprias contradições. Nesta situação limite, ambos têm de escolher entre o amor e a propriedade.

De acordo com o diretor Iarlei Rangel, antes de entrar, o público é convidado a ocupar o latifúndio dos personagens Jorge e Antonia. “Este ato simbólico é efetuado quando o espectador levanta uma das cadeiras no entorno do espaço cenográfico”, conta ele. E completa: “A montagem usa a metáfora da ocupação para refletir sobre a função social, não só da terra, mas da cidade, das salas de teatro e da arte”.

O drama Meio Dia do Fim foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2009/10 na categoria Melhor Autor (Paulo Faria) e ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2009/10 concorrendo às categorias Melhor Autor e Melhor Elenco.
Sobre o Grupo


Fundada há 13 anos, a Cia. Pessoal do Faroeste tem o objetivo de promover o acesso às expressões culturais e artísticas para fortalecer a formação de uma sociedade mais crítica e atuante.  A fonte de pesquisa é a rotina social e política do povo brasileiro.

Há algum tempo, o grupo se dedica a pesquisar as questões relacionadas à formação histórica da cidade de São Paulo. Esta pesquisa busca, também, entender a formação humana, política e cultural das cidades, e intervir nela.

Em seu primeiro ano de vida, com a peça Um Certo Faroeste Caboclo, ganhou o Prêmio Teatro Jovem Coca-Cola/Pananco de Melhor Direção para Paulo Faria e Melhor Coreografia para Luís Miranda.

As montagens Rei dos Ventos (2000) e A Mulher Macaco (2000), receberam o prêmio Nacional Plínio Marcos de Dramaturgia.

Em 2009, estreou o espetáculo infantil Ibejis, concedido pelo ProAC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que foi selecionado pelo projeto Viagem Teatral do SESI-SP Temporada 2010 e excursionou por 14 cidades de julho a setembro de 2010.

Ficha Técnica:
Diretor de criação artística: Iarlei Rangel
Diretor: Paulo Faria
Direção de cena e ensaiadora: Alice Nogueira
Elenco: Cris Rocha e Paulo Faria
Cenografia: Lívia Loureiro
Figurino: Cris Rocha
Iluminação: Paulo Faria e Robson Oliveira
Trilha incidental: Tunica
Produção executiva: Robson Oliveira
Produção administrativa e financeira: Teca D’Alessio
Produção institucional e de comunicação: Vanessa Hassegawa
Direção de produção: Sabrina Flechtman
Realização: Pessoal do Faroeste


SERVIÇO:
Viagem Teatral 2011 – 1ª Temporada
Espetáculo: Meio dia do Fim
Local: SESI São José dos Campos - Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos
Datas e horários: dias 11/6 (sábado), às 20h, e 12/6 (domingo), às 19h.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos meia hora antes do início da apresentação.
Capacidade: 388 lugares
Gênero: drama
Duração: 50 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 14 anos.
Informações: (12) 3936-2611 Ramal 215


"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado." Se você quer divulgar seu evento aqui, mande-nos um e-mail com todos os dados que publicaremos o quanto antes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!