9 de jun. de 2011

SESI SJC Apresenta o Show Musical "Seis com Casca" 10/06/11



A sessão será realizada na sexta-feira (10/6), às 20h. A entrada é franca.

No dia 10 de junho, SESI São José dos Campos apresentará, gratuitamente, o show musical SEIS COM CASCA, do sexteto Potiguara Menezes (guitarra), Bruno Monteiro (piano), Mauricio Biazzi (contrabaixo), Diogo Maia (clarinete), Nikolay Iliev (violino) e Natali Calan (percursão).


Trata-se de uma mistura bem dosada da sofisticação do clássico com os elementos da cultura tradicional brasileira. As tênues fronteiras entre as músicas erudita e popular desaparecem com o trabalho do Grupo Seis com Casca, uma nova promessa da boa música brasileira.

Ao trabalhar com temas da música popular, os integrantes fogem da repetição pura e simples: exploram novas combinações de timbres dos instrumentos e buscam uma maneira erudita de se pensar a música. Já quando fazem arranjos de obras clássicas, criam roupagens que as aproximam da música popular, adicionando elementos de ritmos brasileiros ou apenas adaptando a instrumentação: tocam Prokofiev, por exemplo, com guitarra e bateria.

Atualmente, o grupo realiza turnê de lançamento do disco pelo Brasil e prepara a gravação de novo CD e DVD ao vivo. Vale a pena conhecer essa “mistura” que promete encantar a todos, sejam aqueles que gostam de música de concerto, jazz e MPB, ou até mesmo aqueles que nem imaginam que podem vir algum dia a apreciar a música instrumental.

Sobre o Grupo

O Seis com Casca surgiu na Universidade de São Paulo (USP) em 2007, onde os então alunos do departamento de música se juntaram para tocar composições do argentino Astor Piazzolla, mestre consagrado que sempre trabalhou no limiar da fronteira entre a música popular e a erudita.

Os integrantes Bruno Monteiro (piano), Potiguara Menezes (guitarra), Diogo Maia (clarinete), Nikolay Iliev (violino), Mauricio Biazzi (contrabaixo) e Nelson Carneiro (percussão e vibrafone) já têm uma diversificada experiência na carreira musical. Em seus trabalhos individuais, participaram de grandes orquestras como a Osesp, Osusp e Orquestra Municipal de São Paulo; de mostras e festivais como a Bienal de Música Contemporânea e o Festival Música Nova; de espetáculos teatrais como Honra (estrelado por Regina Duarte e Marcos Caruso) e de shows de artistas como
Elba Ramalho, Moraes Moreira, Arrigo Barnabé, Fernanda Porto, entre outros.

No ano de 2010, o sexteto foi convidado a se apresentar em inúmeras cidades do interior paulista como Monte Alto, Itatiba, Espírito Santo do Pinhal, Serrana e São Sebastião em apresentações pelo Circuito Cultural Paulista do Governo de Cultura do Estado. A prolífica temporada contou também com apresentações em Marília pela Virada Cultural Paulista, Centro Cultural São Paulo, concertos nos Sescs Ipiranga, São José dos campos, Carmo e Consolação, bem como no Clube Hebraica.

Além disso, o grupo se apresentou duas vezes no programa Rede Vida Musical.
O grupo já se apresentou no Teatro Municipal de Ribeirão Preto e na casa de Cultura e Cidadania de Lins. O sexteto realizou concertos também no projeto Instrumental Sesc Santana, no Centro Cultural São Paulo (Sala Adoniran Barbosa), no Centro da Cultura Judaica e no Centro Britânico, além de participar da inauguração de alguns pólos do Projeto Guri em várias cidades do interior paulista. Em 2008, o Seis Com Casca realizou uma apresentação com o compositor Dante Ozzetti, na qual tocou músicas e arranjos do renomado violonista.

O primeiro trabalho da banda, o CD independente Plano Inclinado, lançado em 2008, conta com as participações especiais de Janaina Pereira e Olívio Filho (Banda Bicho de Pé), da mezzo-soprano Adriana Clis e do ator Ricardo Leite, que recita, em uma das faixas, um mix de poemas improvisados de Drummond e Brecht com um conto de Clarice Lispector.

O Seis com Casca está em finalizando de seu segundo CD, que tem no repertório obras de Piazzolla, Jacob do Bandolim, Radamés Gnattli, em meio a composições próprias e trilhas de filmes.

REPERTÓRIO BÁSICO DO SHOW PROPOSTO:
CANÇÃO / MÚSICA e AUTORIA

- Bach Alla Jazz (Benoît Charest, 1964), arr.: Diogo Maia.
- Soledad (Astor Piazzolla, 1921 – 1992), arr.: Diogo Maia.
- O Fabuloso Destino de Amélie Polain (Yann Tiersen, 1970), arr.: Bruno Monteiro.
- Valsa nº 2, Jazz Suite nº 2 (Dmitri Shostakovitch, 1906 - 1975), arr.: Henrique Villas Boas.
- Escapade (John Williams, 1932), arr.:Diogo Maia.
- Oito e Meio (Nino Rota, 1910 - 1979), arr.: Potiguara Menezes.
- La Vie en Rose (Louiguy, 1916 - 1991), arr.: Potiguara Menezes.
- Betty Blue  (Gabriel Yared, 1949), arr.: Potiguara Menezes.
- O Datilógrafo (Leroy Anderson, 1908 – 1975), arr.: Bruno Monteiro.
- A Lenda de Victor Navorsky (John Williams, 1932), arr.: Diogo Maia.

SERVIÇO:

SESI Música 2011 – Seis com Casca
Local: SESI São José dos Campos - Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos
Datas e horários: dia 10/6 (sexta-feira), às 20h.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos meia hora antes do início da apresentação.
Capacidade: 388 lugares
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Livre.
Informações: (12) 3936-2611 Ramal 215.



"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado." Se você quer divulgar seu evento aqui, mande-nos um e-mail com todos os dados que publicaremos o quanto antes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!