SESI SÃO JOSÉ DOS CAMPOS APRESENTA
A PEÇA PINÓQUIO, ETC E TAL
Eleito melhor espetáculo pelo júri infantil do Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis, o espetáculo é uma adaptação para o teatro de objetos do clássico de Carlo Collodi. As sessões serão realizadas sábado e domingo (20 e 21/11), às 16 horas. A entrada é franca.
A PEÇA PINÓQUIO, ETC E TAL
Eleito melhor espetáculo pelo júri infantil do Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis, o espetáculo é uma adaptação para o teatro de objetos do clássico de Carlo Collodi. As sessões serão realizadas sábado e domingo (20 e 21/11), às 16 horas. A entrada é franca.
Nos dias 20 e 21 de novembro, o SESI São José dos Campos apresentará, gratuitamente, o premiado espetáculo de animação Pinóquio, Etc e Tal, do Teatro Por Um Triz. Serão realizadas duas sessões, uma no sábado e outra no domingo, às 16 horas. A montagem é uma das 37 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010, promovido pela entidade em todo o Estado.
O espetáculo, adaptação para o teatro de objetos do clássico do italiano Carlo Collodi, conta a história de quatro marceneiros que trabalham em sua oficina quando recebem uma encomenda inusitada: construir um boneco de madeira. Lembram, então, de Pinóquio, o boneco construído por Gepeto e resolvem contar sua história com materiais existentes na marcenaria: pedaços de madeira e ferramentas.
A montagem conta elenco de quatro atores que, além de narrar a história, assumem personagens e manipulam bonecos e objetos, mesclando técnicas tais como uma adaptação do Bunraku (centenário teatro de bonecos japonês), teatro de objetos e máscaras.
Henrique Sitchin, diretor da peça, explica que, ao manipular materiais existentes na marcenaria, os artesãos criam as personagens que surgem na aventura do boneco. “Serrotes viram o Monstro Marinho que engole Gepeto; um martelo e um tampo de gaveta viram personagens de teatro do Papa-Fogo; trenas, pedaços de madeira, gavetas, panos de chão, tudo se transforma em personagens e cenários”, exemplificou o diretor.
Ele observa, ainda, que nosso mundo exige, desde a infância, soluções e pensamentos cartesianos e conhecimentos científicos irrefutáveis. “Mas Pinóquio, o original, era feito de madeira mágica e, por isso, tinha vida. A personagem, então, deixava de ser apenas parte do conto de fadas para ser o exemplo vivo da nossa luta diária: trazer às crianças um pouco de sonho e de fantasia”, concluiu Sitchin.
O espetáculo, que estreou há oito anos, foi eleito melhor espetáculo pelo júri infantil do Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis. Além disso, participou de outros festivais, com destaque para o Mosaico Teatral (Adamantina-2008); Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (2005); e Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba (2004), onde conquistou cinco prêmios, incluindo o de melhor espetáculo infantil pelo júri popular.
O Teatro Por Um Triz foi criada em 1996 por atores formados pela Unicamp e desenvolve um trabalho com teatro infanto-juvenil, respeitando a inteligência e a sensibilidade da criança. Seu repertório apresenta releituras de clássicos infantis, resgate de contos populares e temas atuais, abordando estes universos com humor e espírito crítico, utilizando recursos do Teatro de Animação.
Seus espetáculos e oficinas vêm percorrendo diversas unidades do SESC, na capital e interior, Casas de Cultura e escolas. Além disso, participam de projetos culturais em ONG’s e Secretarias Municipais de Cultura e Educação.
Em seu repertório há mais quatro espetáculos: O Coronel e o Curupira (1998), Princesas Daqui e Dali (1999), Almanaque de Araque (2001) e O Patinho Feio – O Vôo de Andersen (2005).
Ficha Técnica:
Texto: Márcia Nunes e Péricles Raggio (a partir da obra de Carlo Collodi)
Direção: Henrique Sitchin
Elenco: Andreza Domingues, Márcia Nunes, Péricles Raggio e Wagner Dutra.
Elenco Stand in: Sandra Lessa
Bonecos e Cenografia: Teatro Por Um Triz
Trilha Sonora – Loop B
Realização – Teatro Por Um Triz
SERVIÇO:
Viagem Teatral 2010
Espetáculo: Pinóquio, Etc e Tal.
Local: SESI São José dos Campos - Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos.
Datas e horários: dias 20 e 21/11 (sábado e domingo), às 16 horas.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos meia hora antes de cada apresentação.
Capacidade: 388 lugares
Gênero: teatro de animação infantil
Duração: 50 minutos
Recomendação etária: Livre
Informações: (12) 3936-2611
"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado." Clique aqui para ver a Agenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!