Para comemorar a data e complementar a lista de unanimidades, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, responsável pelo festival - que começa nesta quinta-feira (2) e segue até o dia 12 - convidou Paulo José, Antunes Filho e Lucélia Santos.
Dirigida por Paulo José, e tendo no papel principal a atriz Ana Kutner (filha do ator e diretor), a peça “Um Navio no Espaço ou Ana Cristina Cesar” abre o 25º Festivale nesta quinta-feira 2, às 21h, no Teatro Municipal de São José dos Campos.
Já a peça “Lamartine Babo”, segundo espetáculo da “Trilogia Carioca”, do diretor Antunes Filho, será apresentada no Sesc de São José dos Campos no dia 9, às 21h. E “As Traças da Paixão”, encenada por Lucélia Santos e Maurício Machado, encerra o Festivale no dia 12, às 21h, no Teatro Municipal.
Outro destaque do festival é a peça “Nara”, com Fernanda Couto, numa homenagem à cantora Nara Leão, que será apresentada neste domingo (5), às 21h, no Teatro Municipal.
O dramaturgo Luis Alberto de Abreu também estará no festival. Ele vai ministrar a palestra “A Memória e a Dinâmica na Construção do Futuro” nesta sexta-feira (3), a partir das 18h, no Espaço Mario Covas.
Outros 31 espetáculos – 21 selecionados de 198 inscritos – vão ocupar 25 locais da cidade, levando o teatro para ruas, parques, praças, espaços culturais e alternativos e, claro, teatros tradicionais.
Neste ano, grupos teatrais de 16 cidades brasileiras participam do evento. São artistas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Santa Catarina. “É importante essa participação nacional no Festivale, porque possibilita ao público uma boa mostra do que está sendo produzido na área de teatro pelo país afora”, afirma o curador do festival, Atul Trivedi.
A programação do 25º Festivale inclui algumas atividades paralelas. O evento terá 10 palestras, um workshop, uma oficina, um encontro de diretores do teatro do absurdo, leitura dramatizada, lançamento de livro e uma exposição fotográfica dos 25 anos do festival.
História
Organizado por um grupo de artistas de São José dos Campos com apoio da Prefeitura, o Festivale teve a primeira edição em 1985. A partir de 1986, com a criação da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, o evento passou a ser realizado pela instituição.
Nesses 25 anos, o festival teve uma edição especial, realizada em 1998. O Festivale-Mercosul apresentou espetáculos dos países integrantes do Mercosul. E em 2000, o evento deu lugar ao Festival Internacional de Teatro.
Considerado um dos maiores eventos de teatro do Brasil, o Festivale chega à 25ª edição com a marca de um público superior a 170 mil pessoas.
Ingressos
Os ingressos para todos os espetáculos são gratuitos e poderão ser retirados no respectivo local a partir de uma hora antes do início de cada apresentação.
O Festivale é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com parceria do Governo do Estado de São Paulo, Sesc, Sesi, Proac e apoio da Rede Vanguarda, jornal O Vale, Shelton Inn Hotel, Stereo Vale, Abaçaí – Cultura e Arte,Teatro Colinas, CCR-Nova Dutra e Control Print.
Clique aqui para consultar a programação geral do Festivale
Endereços
Teatro Municipal de São José dos Campos
Rua Rubião Júnior 84, Centro, 3º piso, Shopping Centro
(12) 3942-1144
Cine Santana
Avenida Rui Barbosa 2.005, Santana
(12) 3942-1226
Centro de Estudos Teatrais
Avenida Olivo Gomes 100, Santana
(12) 3924-7334
Sesc São José dos Campos
Avenida Ademar de Barros 999, São Dimas
(12) 3904-2000
Espaço Mario Covas
Praça Afonso Pena 29, Centro
(12) 3921-7587
"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."
Clique aqui para ver a Agenda.
Clique aqui para ver a Agenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!