Nesta sexta-feira (13), a Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu promove a Procissão de Mortos (também chamada de Procissão das Almas), performance teatral itinerante que sairá, à meia-noite, do Pátio dos Trilhos em direção ao Largo do Avareí. O programa faz parte do Festival de Folclore.
A Procissão dos Mortos é inspirada numa lenda de Jacareí sobre uma procissão de mortos, que saíam de seus túmulos do cemitério Campo da Saudade (no bairro Avareí, hoje região central) e seguia, em lamentos, até a igreja do Avareí. Se alguma pessoa viva fosse surpreendida espionando a procissão recebia uma vela que, se fosse apagada, transformava-se em osso humano.
“Conforme a lenda, dizem que a procissão dos mortos acontecia porque eles estavam inconformados com a mudança do cemitério do centro para o bairro Avareí, que na época não estava incorporado à região central”, comenta o diretor de Cultura, Alberto Capucci Filho.
O evento pode até parecer bizarro mas, segundo Capucci, faz parte da proposta da Fundação Cultural de Jacarehy de valorizar as lendas e causos que compõem o imaginário popular da região. “Já temos o programa Uma Noite no Museu que é um sucesso. O público curte essas histórias de assombração que provocam suspense e curiosidade”, esclarece.
A performance será composta por cinco atores que ficarão em diferentes pontos da cidade como estátuas vivas, prontos para integrar a procissão. Os atores estarão representando personalidades históricas da cidade, como o patrono da Fundação Cultural de Jacarehy, o compositor José Maria de Abreu, o fundador da cidade Antonio Afonso, e o coronel Gomes Leitão, rico cafeicultor e traficante de escravos, acompanhado de sua esposa e filha.
A população também é convidada a integrar a procissão, desde que esteja usando trajes fúnebres. Para participar é preciso fazer a inscrição na Diretoria de Cultura (Pátio dos Trilhos, fone 3951-0710). Todos são orientados a ir vestidos com trajes fúnebres. Durante o dia, na sexta-feira 13, os próprios atores da Procissão dos Mortos estarão percorrendo o centro da cidade para convidar a população a prestigiar o evento.
Uma Noite no Museu – Também na sexta-feira 13, a Fundação Cultural de Jacarehy promove a edição especial do programa Uma Noite no Museu com a professora e contadora de causos, Ana Salinas. O episódio tem o título “Histórias de Assombração de Jacareí” e será apresentado em duas sessões: 20h e 22h. Inscrições antecipadas pelo telefone (12) 3953-3574.
O Museu de Antropologia fica na rua XV de Novembro, 143, centro.
"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."
Clique aqui para ver a Agenda.
Clique aqui para ver a Agenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!