Programação começa dia 20 com música, dança e comidas típicas
Jacareí vai realizar a 1ª Feira do Milho, com enfoque na gastronomia, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. O evento faz parte do Festival do Folclore, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, em comemoração ao mês do folclore.
O destaque da feira são os pratos típicos feitos com o milho – cereal de alto valor nutritivo e que compõe inúmeras receitas na culinária regional. Um exemplo é o bolinho caipira, que acaba de ser transformado em patrimônio cultural de Jacareí. A iguaria tem como principal ingrediente farinha de milho branca. Na feira, o visitante poderá saborear, além do tradicional bolinho caipira de Jacareí, o milho verde cozido, cuscuz, canjica doce, bom-bocado, pipoca, pamonha, curau, sorvete, pastel, pizza e variedades de bolos e doces, tudo feito com milho.
“O milho é muito presente na culinária regional. Por isso surgiu a iniciativa de aproveitar o mês do folclore para promover a 1ª Feira do Milho, que além da gastronomia, destaca a cultura popular como a Folia de Reis e a Catira”, explica a presidente da Fundação Cultural, Sonia Ferraz. Segundo a presidente, a feira também tem caráter social, já que beneficia as entidades assistenciais do município.
As barracas da feira estarão sob a responsabilidade das entidades beneficentes Comunidade Dom Bosco, Casa de Assis, Cantinho da Previdência, Mantenedora Vicente Decária, Asilo Amor e Caridade e Grupo de Teatro São João Batista.
Há também pratos para uma refeição mais substanciosa, ou como se diz no linguajar popular, com muito mais sustância! Originária da Venezuela, a chalapa é uma massa feita de milho preparada feito panqueca, dobrada ao meio e recheada com carne ou frios. Outra opção é o mucunzá, sugestão de Ana Maria Araújo, funcionária da entidade beneficente Casa de Assis, que terá barraca na feira. “É uma comida deliciosa e famosa no Ceará, feita com milho, feijão de corda, linguiça e carne”, explica.
O cardápio traz ainda a quirerinha, feita com milho triturado e costelinha de porco.
Bebidas – Entre as opções de bebidas, a feira traz o suco e licores de milho. Outra bebida feita de um grão bastante famoso no Brasil também vai atiçar o paladar dos visitantes da feira – o café entra na feira do milho como coadjuvante devido à sua popularidade. “O pessoal que compra a pamonha ou bolo sempre pede um cafezinho para acompanhar”, comenta Zilda Aparecida da Silva Andrade, da Comunidade Dom Bosco, organizadora da Festa do Milho, realizada há sete anos no Brasil, e que também participa do evento.
Shows com Netho e Davy músicas e danças típicas
Em meio às atrações de dar água na boca, a 1ª Feira do Milho traz apresentações de catira, folia de reis e shows de música sertaneja. “Enquanto saboreia as delícias do milho, o público tem a oportunidade de estar em contato com a cultura popular por meio da música e da dança como catira e folia de reis”, destaca a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Sonia Ferraz.
No dia 20, às 18h, o grupo Veteranos da Catira e a dupla Oreh e Daniel abrem a programação de shows. No dia 21, a partir das 18h30, as atrações são o grupo de folia de reis Filhos do Oriente e a banda country West Valley. No encerramento da feira, dia 22, os shows ficam por conta do grupo de folia de reis Estrela do Oriente e a dupla Netho e Davy.
Serviço – 1ª Feira do Milho, de 20 a 22 de agosto, das 11h às 23h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (rua XV de Novembro, 143, centro). Informações: (12) 3953-3574.
"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."
Clique aqui para ver a Agenda.
Clique aqui para ver a Agenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!