12 de ago. de 2010

Curta na Rua estreia amanhã em Jacareí

Nesta sexta-feira (13), às 19h, estreia no Pátio dos Trilhos, região central de Jacareí, o projeto Curta na Rua – Caravana Cultural, beneficiado na categoria Cinema pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu. O acesso é gratuito.
O projeto é composto por três curtas-metragens rodados em Jacareí: Aquele Café (4 minutos),  Trilhando pelos Caminhos da Copa (18 minutos) e O Salitre da Alma (20 minutos). Os dois primeiros são resultado da oficina de vídeo, parte integrante do projeto, que teve a participação de 16 alunos. Já o curta O Salitre da Alma é o chamariz do projeto e foi inspirado no conto Casarão, do escritor e poeta jacareiense Carlos Bueno Guedes.
O autor do projeto, o professor de História, Ivã Marcos, explica que a ideia é aproximar as pessoas da linguagem cinematográfica. “Por isso a realização da oficina que resultou em dois curtas e que possibilitou aos alunos o contato com recursos tecnológicos e linguagens do cinema como vídeo, fotografia e roteiro”, comenta o professor. O projeto também visa difundir e valorizar a produção nacional, por isso, segundo Ivã Marcos, após os curtas, é exibido um longa-metragem. “É mostrar para o público a qualidade do cinema brasileiro”, destaca.  
Para a realizar o projeto Curta na Rua, é utilizado um caminhão com seis caixas de som, projetor profissional e blu-ray (tecnologia de alta definição para vídeo). A imagens são projetadas num telão de seis metros e meio, na lateral do caminhão. Para a acomodação do público são disponibilizadas 200 cadeiras nos locais de exibição, sempre ao ar livre.
A meta é percorrer 28  regiões da cidade, principalmente as mais distantes. “Nossa agenda inclui ainda exibições em escolas do longa-metragem Meninas, de Sandra Werneck. Nesse caso, vamos valorizar o lado educativo com a realização de uma palestra e debates sobre gravidez na adolescência”, adianta.  
O escritor -  O escritor e poeta jacareiense Carlos Bueno Guedes disse que ficou surpreso com a adaptação do seu conto Casarão, concluído em 2009, para a produção do curta-metragem “O Salitre da Alma”. “É difícil pensar um roteiro de filme para esse conto, que é na verdade uma metáfora da decadência humana, de como se perdeu o sentido do amor, da solidariedade”, revela.
Para a realização dos projetos beneficiados pela LIC os idealizadores devem buscar junto à iniciativa privada para o apoio, já que pela lei a empresa interessada deve destinar parte do imposto para a execução do projeto cultural. No caso do Curta na Rua o apoio é da concessionária NovaDutra.


"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."
Clique aqui para ver a Agenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!