12 de jul. de 2010

AGENDA SEMANAL DO RAPSODIAS BAR


2010

13/07 (Terça Feira)
Marcos Viana

14/07 (Quarta Feira)
Nadiejo

15/07 ( Quinta Feira)
Banda White Liers acústico

16/07 ( SExta Feira)
Café Bravo

17/07 ( Sábado)
Tedy - ESpecial Anos 80

18/07 ( Domingo)
Cintia Jardim e Fabiano White

Exposição do mês
George Gutlich: O poder da expressão


A arte da gravura encontra em George Rembrandt Gutlich um representante visceral, daqueles que dedicam a sua vida não tanto ao desenvolvimento de um tema específico, mas sim ao aprimorar um pensamento e discutir questões técnicas tanto no ofício da feitura como no da impressão.

Seu ateliê em São José dos Campos, SP, funciona como centro de discussão de propostas estéticas e também de experimentação de formas de expressividade, em que alunos e professor debatem e trocam processos que podem levar a uma melhor realização de projetos individuais.

Do conjunto da obra de Gutlich, que também faz incursões pela pintura, há dois universos que se interligam em diversos aspectos, embora aparentemente afastados. O que eles têm em comum é justamente o princípio de que o amadurecimento plástico é uma constante e os melhores trabalhos não são os já feitos, mas aqueles que estão por vir, num autêntico e sincero caminhar.

Um universo do artista, nascido em São José dos Campos em 1968 e filho do pintor holandês Johann Gutlich, que veio para o Brasil no começo da década de 1950, é o que se alimenta de paisagens. São cenas urbanas, preferencialmente de galpões e ambientes semi-abandonados em que o foco é a arquitetura como um diálogo visual com o espaço.

A ausência do elemento humano surge como fato significativo na poética do artista. O que se tem é a exploração dos claros e escuros de modo a configurar um universo em que as áreas em branco ganham uma dimensão próxima ao metafísico, já que a discussão que se instaura é a da inserção das construções humanas no espaço e o seu abandono.

Quando se trata de lançar os olhos sobre o universo rural, é o banhado, região de São José conhecida pelas suas zonas encharcadas e a constante bruma matinal. Esta última ganha, na forma de expressão da gravura, várias conotações e visualizações, tanto no que diz respeito à questão ecológica quanto à oportunidade de exercitar-se tecnicamente, juntando o pensar bem ao saber fazer.

Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).



Av:Rui Barbosa 1985 - Santana SJCampos (12) 3913 3580 / 8804 9345

"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado." Clique aqui para ver a Agenda. Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO Clique aqui e faça uma pesquisa para ajudar a AGENDA CULTURAL sempre existir. Muito Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!