3 de abr. de 2010

Pátio dos Trilhos recebe exposição internacional com obra de designer jacareinse

 Jacareí recebe, de 5 a 30 de abril, a exposição urbana “Liberdade de Expressão”, com 100 pôsters de designers de várias partes do mundo, entre eles dois brasileiros: Lucaz Mathias, de Jacareí, e Juliano Ijichi Machado, de São Paulo.

A exposição é resultado do concurso internacional  "Poster4Tomorrow", movimento realizado em 2009 no Canadá e que divulga o direito à liberdade de expressão por meio do design. “O concurso foi um convite a designers de todos os cantos do planeta a criarem pôsters -- e novas atitudes -- na luta contra a repressões de ideias e pensamentos”, define Mathias. 

O local escolhido para a exposição é a plataforma do Pátio dos Trilhos – cartão postal e símbolo da paisagem urbana de Jacareí. “É um lugar que guarda as referências de um período áureo, marcado pela estrada de ferro; é modelo de preservação da memória e também palco de expressões artísticas. Por isso a ideia do Pátio dos Trilhos receber essa exposição que trata da liberdade e revela o talento de um jovem artista da cidade, dentro da programação de aniversário de Jacareí”, explica a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Sonia Ferraz.  

Para Mathias, a exposição em Jacareí é uma oportunidade para homenagear a cidade que completa 358 anos e também de compartilhar com as pessoas um trabalho que tem como bandeira a liberdade de expressão: “para minha experiência artística, participar de uma iniciativa como esta é muito gratificante. Sinto que compartilhei para a reflexão a respeito do tema em todos os cantos do mundo. Meus sentimentos brasileiros estavam lá”.

O trabalho de Mathias, intitulado Different Bombs, bombs difference (Bombas diferentes bombardeiam diferenças), foi selecionado entre os 100  melhores de um total de 1.834 inscrições e apresentado em duas exposições realizadas em Paris, no Museu do Louvre, e em Milão, no Museu La Triennale, além de outras em Ancara, Beirute, Belgrado, Bruxelas, Buenos Aires, Cheonan, Derry, La Paz, Lima, Los Angeles, Marrakesh, Montreal, Sevilha, Estocolmo e Viena, entre outros lugares.

Todos os trabalhos foram publicados em um catálogo, de 96 páginas, reunidos pelo parecer dos jurados e de algumas personalidades importantes no campo dos direitos humanos, como Roberto Saviano, jornalista e autor de Gomorra; Jean-François Julliard, secretário-geral da Reporters Without Borders; Yoani Sánchez, blogueira cubana; Zara Tofigh, representante da Network Iran Human Rights, na Itália; e Françoise Schein, fundador da Inscrire, entre outros.

Guerra do silêncio –  Descrição do designer Lucaz Mathias sobre o cartaz de sua autoria: ”Bombas diferentes bombardeiam diferenças. Não é necessário ser duro para ressaltar a liberdade de expressão, aliás criar imagens violentas e autoritárias, com cores negras e traços em desespero talvez só alimentem a violência contida na censura. Alimentar a guerra do silêncio com uma nova guerra de palavras e sonhos mudos parece não ser o correto. Assim, bombardeie as diferenças com bombas diferentes. Lápis e papel, lançados sobre tons vivos e quentes, mostram que propagar pensamentos tênues podem fazer vozes gritarem em um silêncio ensurdecedor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!