5 de fev. de 2010

Prefeito entrega carta a produtores culturais

O prefeito Hamilton Ribeiro Mota e a presidente da Fundação Cultural de Jacarehy, Sonia Ferraz, entregaram na noite desta quarta-feira (3) os certificados aos autores dos projetos beneficiados pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura), em cerimônia realizada no auditório da prefeitura (Paço Municipal). 

O certificado é, na verdade, uma carta de apresentação que oficializa a aprovação do projeto pela LIC. “Com esse documento importante em mãos, os produtores já podem iniciar a captação de recursos na iniciativa privada para colocar em prática os projetos aprovados”, afirma Sonia Ferraz.     

Durante o evento o prefeito Hamilton parabenizou os autores dos projetos. Ele comentou que há dificuldades dos municípios em administrar com leis que preveem renúncia fiscal, mas que é preciso a parceria tanto dos artistas quanto dos empresários para que leis como LIC possam efetivamente funcionar.  “A cultura ajuda a alegrar e cria senso crítico nas pessoas. Projetos claros são fundamentais para que a gente possa avançar muito, ajudam a conscientizar a iniciativa privada de que vale a pena investir em cultura”, destacou.   

Os projetos culturais foram aprovados em dezembro e a partir deste mês têm até o final do ano para captar recursos e mais um ano para serem executados. 

Os projetos aprovados são:
Audiovisual:
- Cantos e Encantos (Daniele Tsukamoto e Rodrigo Oliveira
- Curta na Rua (Caravana Cultural)
Artes literárias:- Encantos e Malassombras de Jacarehy (T Baruel Multimídia)
Artes musicais:
- Relação Natural (Roberto Fonseca)
- Uma viagem ao mundo da música (Thiago Rodrigues)
Artes cênicas:- Aqui Trem – Fragmentos do Passado (Izildinha Costa)
- Casa de Barro (Paulo Williams)
- I Panorama Múltipla Dança (Carla Nader)
- Solos Itinerantes (Paola Roberta)

Aumento no valor de incentivos garante apoio a nove projetos

A LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu entra em cena este ano com boas novidades. A primeira é o aumento no valor da renúncia fiscal por parte da empresas privadas para R$ 539.925 -- quase o dobro em relação ao ano passado (R$ 362 mil). A outra, como reflexo do orçamento maior, é a ampliação de 6 para 9 projetos beneficiados. De acordo com a LIC, as empresas podem destinar até 50% do imposto devido (ISS ou IPTU) para incentivar os projetos culturais aprovados pela lei. 

E para aumentar a expectativa da população que prestigia a arte e cultura da cidade, os nove projetos contemplam as áreas de cinema, literatura, música, dança e teatro. “Foi uma surpresa a qualidade dos projetos. Todos bem elaborados e com propostas inovadoras”, comentou uma das juradas, a escritos Ludmila Saharovisky, durante a cerimônia de entrega dos certificados. 

"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."
Clique aqui para ver a Agenda.
Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br
AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO
Clique aqui e faça uma pesquisa para ajudar a AGENDA CULTURAL sempre existir. Muito Obrigado.