2 de fev. de 2010

Jacareí elege a corte do Carnaval


Com a participação de cerca de 1.500 pessoas, Jacareí elegeu a corte do Carnaval 2010 na noite de domingo (31), no ginásio do Ponte Preta. A estudante de educação física Yaminni Mariani Correa, 19 anos, é a rainha do Carnaval de Jacareí. O Rei Momo é o gerente de lava-carros Fernando Oliveira dos Santos, de 29 anos, que terá ainda as princesas Jaqueline Cardoso da Silva Adelaide, 24 anos, e Jenypher Mary da Silva Santos, 19 anos.
A escola Unidos do Jacarezão, escola que tem sede no distrito Parque Meia-Lua, acabou sendo o destaque no baile da corte, que começou às 18h e foi até as 23h. A torcida organizada da escola pôde cantar o “grito de guerra” por três vezes enquanto o mestre de cerimônia anunciava os vencedores do concurso. Além da rainha e do Rei Momo, a segunda princesa também é integrante da Unidos do Jacarezão.

A disputa pela coroa de rainha foi acirrada, com diferença de apenas um ponto entre o primeiro e segundo lugar. Yasminni – 1,65m e 61 kg -- conquistou a coroa de rainha com 194 pontos, contra 193 da primeira princesa Jaqueline – 1,57m e 54 kg –, integrante da escola Unidos de Santa Helena. Com medidas menos avantajadas em relação às outras candidatas, de 1,40m e 45kg, Jenypher Mary mostrou, além de simpatia, muito samba no pé e garantiu a faixa de segunda princesa. “O Carnaval é paixão. Estou aqui por amor à minha escola”, disse antes de iniciar o desfile.

“Estou muito feliz com a vitória. Foi uma disputa bacana não só pelo nível das candidatas, mas também pela ótima organização”, comentou a rainha. Esta é a segunda vez que Yasminni é eleita rainha do Carnaval. O primeiro título foi em 2008, também pela Unidos do Jacarezão. “O Carnaval está no meu sangue, faz parte da minha cultura. Nasci na quadra da escola e representar a minha comunidade é uma honra”, disse Yasminni.

O Rei Momo Fernando Oliveira também é experiente na passarela. Ele contou que começou a desfilar em 2004, motivado pelos amigos: “não era envolvido com Carnaval, mas depois do primeiro concurso a Rei Momo em que representei a Unidos do Jacarezão passei a gostar e não parei mais de desfilar”. Oliveira já participou de três concursos da corte e foi eleito a primeira vez em 2008. Com 1,73m e 130kg, ele garante que para “manter a forma” não dispensa o churrasquinho e uma boa feijoada.

Pavilhões – A presidente da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, Sonia Ferraz, e o presidente da Comissão de Carnaval, Alberto Capucci, abriram o baile para a escolha da corte, agradecendo ao público presente. Em seguida começou o show com o grupo Samba Vale Show, que além de animar o baile também acompanhou os intérpretes das escolas na apresentação dos sambas enredos e dos pavilhões.

A estreante Tigres do Nova Jacareí – que desfila pela primeira vez este ano – foi a primeira a apresentar o samba-enredo “Data Comemorativas”. Na sequência entrou a Unidos do Álcool com “Jacareí, Capital da Cerveja – um patrimônio histórico do nosso Brasil”, seguida pela Luz do Amanhã, que apresentou o samba-enredo “Café Nossa Majestade”. A Unidos do Jacarezão apresentou o samba-enredo “Paixão Brasileira”; a Unidos de Santa Helena, “Aqui somos todos loucos, mas nem todos os loucos estão aqui”, e a Caprichosos do Paraíso, “Caprichosos do Carnaval na corte real majestade do samba”. A Acadêmicos do Parque Santo Antonio foi a última a desfilar com o pavilhão e apresentar o samba-enredo “Mulher tu és inspiração do meu Carnaval”.

Segurança - Segundo a avaliação da presidente da Fundação Cultural, Sonia Ferraz, o baile da corte atingiu a expectativa dos organizadores: “foi uma noite tranquila, o ginásito lotado e sem ocorrências. O público está de parabéns, que foi lá para se divertir e prestigiar sua escola”. A Guarda Civil e a Polícia Militar -- que atuaram em conjunto -- não registraram nenhuma ocorrência.
 

"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."
Clique aqui para ver a Agenda.
Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br
AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO
Clique aqui e faça uma pesquisa para ajudar a AGENDA CULTURAL sempre existir. Muito Obrigado.