26 de fev. de 2010

Fundação Cultural tem programação especial para mulher

Em comemoração ao Dia da Mulher, 8 de março, a Fundação Cultural de Jacarehy preparou uma programação especial de 9 a 13 de março. Literatura, teatro, palestras, exposição e músicas erudita e popular fazem parte das atrações gratuitas. 

A programação começa com o Sarau Literário, na terça-feira (9), às 20h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (rua Lamartine Delamare, 69, centro). 

Na quinta-feira (11), também no auditório da Educação, a atração é o espetáculo A Casa de Dentro da Gente, com o Grupo Caixa de Histórias.  Os ingressos gratuitos devem ser retirados com meia hora de antecedência. 

A Casa de Dentro da Gente é um musical inspirado em Cora Coralina, que em sua simplicidade transforma o quintal da casa em arte, em poesia. “Em sua obra, ela sempre observa o que há ao redor. O espetáculo busca pôr em cena essas memórias e lembranças que as pessoas guardam dos cômodos da casa. A cozinha como o lugar enquanto rola divertidas conversas enquanto se prepara o alimento, o quarto como local onde se formam os sonhos e a sala, espaço para receber as visitas”, explica a atriz Glaude Carvalho.  “É um espetáculo divertido e emocionante para todas as idades”, completa a atriz.  

Deusa Grega – Na sexta-feira (12), às 20h, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (rua XV de Novembro, 143, centro), o professor Gerson Miranda realiza a palestra “As Deusas Gregas: um ideal de beleza e harmonia”.  

Segundo Miranda, o tema sobre as deusas gregas tem como proposta resgatar antigos ensinamentos transmitidos pela mitologia grega e traçar um paralelo com o nosso cotidiano.  “As deusas gregas oferecem grandes ensinamentos à humanidade até hoje. Muitos dos nossos valores estão ligados a símbolos da Afrodite, a deusa do Amor, ou Ártemis, deusa da natureza, por exemplo”, diz ele. 

Música e literatura – No sábado (13), a partir das 9h, na Praça Raul Chaves, a Fundação Cultural apresenta o projeto Manhã Cultural edição especial Semana da Mulher, com o grupo Rincão Sertanejo e a cantora Jô Holtz, no show Mulheres e Canções.  

À noite, 20h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, a jornalista Dinamara Osses dos Santos lança o livro “Rio Comprido: História e Cultura”, beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura. 

Após o lançamento do livro, às 21h, o Museu recebe o recital de canto com a dupla de cantoras Mariana Magatto (soprano), Mere Oliveira (mezzo soprano) e as pianistas Jane Ribeiro e Luciana Lino. O repertório inclui música de câmara, árias e duetos de óperas.  

Informações: www.fundacaocultural.com.br ou tel (12) 3951-0710.