30 de dez. de 2009

Juventude de São José inspira cidades no Estado


Criada há apenas oito meses, a Secretaria de Juventude de São José dos Campos já se transformou em referência para outros municípios do estado de São Paulo. As políticas públicas e projetos desenvolvidos nas áreas de cultura, saúde, educação, empreendedorismo e esportes voltados aos jovens de 14 a 29 anos, se tornaram um exemplo para as administrações de diversas cidades.

A experiência acumulada por São José, que foi a segunda cidade do Estado a ter uma secretaria voltada aos jovens, serviu de inspiração para representantes de cidades como São Paulo, Jundiaí, Sertãozinho e Cruzeiro que buscaram informações sobre a lei 7.824, de 3 de abril de 2009, que referendou a criação da secretaria.

Lorena, Sorocaba, Caçapava e Quiririm (Distrito de Taubaté) também solicitaram informações sobre os programas desenvolvidos pela secretaria. De acordo com o coordenador da juventude de Cruzeiro, Diego Miranda, a prefeitura da cidade criou a Diretoria de Juventude depois que conheceu os programas de São José dos Campos. “Isso nos deu o norte para a criação da Diretoria de Juventude”, disse Miranda.

Sertãozinho, região noroeste do Estado, foi outro município que se inspirou no modelo joseense. Depois de consultar a Coordenadoria Estadual da Juventude, a cidade teve acesso ao trabalho realizado em São José dos Campos. “Pegamos o modelo e encaminhamos ao prefeito, pois a estrutura de São José é muito boa,” afirmou Rodrigo Clemente, Coordenador de Juventude de Sertãozinho.

Integrante do Fórum Cidades Parceiras, São José dos Campos já colhe resultados concretos depois de exportar políticas públicas voltadas à juventude. Exemplo que ilustra a situação é a “Ação Juventude”, que começou como um projeto piloto em 2005 e, após 24 edições realizadas na cidade, inspirou a Prefeitura de Jundiaí a criar uma atividade similar em seu calendário de eventos.

No final de novembro, cerca de 5 mil jovens de todas as tribos estiveram no Parque da Uva, em Jundiaí. Eles aproveitaram a primeira “Ação” desenvolvida naquela cidade que, a exemplo de São José, levou cultura, arte, esportes, entretenimento e serviços à população de Jundiaí.

Cidades Parceiras

Formado em julho de 2006 por municípios com características socioeconômicas semelhantes (Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Caetano do Sul, São José dos Campos, e Sorocaba), o Fórum Cidades Parceiras gera a troca de experiências entre as administrações municipais, amplia a atuação com a sociedade civil organizada e garante representatividade para as reivindicações de interesses comuns.

Leia mais notícias: Secretaria de Juventude (Prefeitura Municipal)

"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."
Clique aqui para ver a Agenda.
Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br
AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO
Clique aqui e faça uma pesquisa para ajudar a AGENDA CULTURAL sempre existir. Muito Obrigado.