17 de dez. de 2009

Crítica ao espetáculo Entre-Atos: A CORAGEM DE SE EXPOR

Espetáculo: Entre-Atos
Grupo Atuadores de Teatro

A CORAGEM DE SE EXPOR

Marici Salomão

          Apesar de inspirado nas peças Ato Sem palavras I e Ato Sem Palavras II, de Samuel Beckett, o espetáculo Entre-Atos, do Grupo Atuadores de Teatro, se vale de uma impressão digital muito própria.
          A coragem dos intérpretes de exporem, em suas nervuras mais doloridas, os limites e agruras do corpo humano, com suas misérias, doenças e mutilações, une-se à força espetacular da cenografia, da iluminação e dos deslocamentos dos atuadores, remetendo à dinâmica do teatro de presentificação dos anos 70, baseada no aqui e agora.
          A sinopse de Entre-Atos dialoga em coerência com o que se vê na cena: “... focalizando a condição humana, retrata através das pantomimas poersonagens dramáticos que não desejam a felicidade”. E mais adiante: “Em seu mundo o sofrimento não adquire dimensão heróica”.
          A direção de Harley Campos evidencia alguma intimidade com a linguagem da forma: tempo cronológico, enredo e convenção de personagens são subvertidos para um poderoso exercício de estar em cena no “aqui e agora”. E, a despeito de seus intérpretes serem ou não atores profissionais, conferem ao ato de estar em cena em vigor cênico, pois não abdicam do desejo e da realização de se assumiram como são.
          É preciso destacar a atuação de Nélio Fernando (Homem Rápido, Operário, Médico, Anjo Apocalíptico e Pássaro), dotado de grande senso de teatralidade corporal e vocal.
          A direção deveria abolir as pontes que teoricamente estabelece com a obra  de Beckett, assentando sua força mesma no trabalho de grupo.
          Espetáculo sem diálogos, Entre-Atos surpreende pelo inusitado. Merece, no entanto, o aprimoramento de algumas categorias: uma trilha sonora que dialogue convenientemente com os deslocamentos dos intérpretes, o que pode contribuir para que haja mais precisão nos movimentos de cada ator; entenda-se: mais empatia visual por parte do público.




Clique aqui para ver a Agenda.


Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br

AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO