Em 1984, retomou seus estudos de violão na Escola Grau, em São José dos Campos, o que possibilitou sua profissionalização, e em 1987 e 1988 foi aluno bolsista do CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical), escola dirigida pelos integrantes do Zimbo Trio, de importância e influência definitivas para sua formação musical. Do aprendizado no CLAM para cá, é professor de violão, arranjou e montou um repertório com mais de 300 músicas brasileiras, participou de projetos e eventos musicais promovidos por entidades culturais como a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, e SESC de São José dos Campos, realizou mais de 2 mil shows em bares, teatros, casas de espetáculo, escolas e universidades, apresentando-se nas principais casas do Vale do Paraíba, do Litoral Norte de São Paulo e de Parati-RJ. Em São Paulo, apresentou-se nos bares Vou Vivendo, Supremo Musical, Villagio Café e no Quase Acústico. Ainda no Vou Vivendo, acompanhou a cantora Adriana Godoy, no show de lançamento de sua carreira, com arranjos e direção musical de Adílson Godoy.
Merece destaque a participação no show “Essa Bahia Chamada Caymmi”, comemorativo dos 60 anos de carreira de Dorival Caymmi, realizado em 2000 no Rio de Janeiro, no show de lançamento do CD “Trilhas”, com Juliana e Danilo Caymmi no Teatro Hilton, em São Paulo, e na apresentação de Sebastião Tapajós e Danilo Caymmi em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, em 2002. Como compositor, musicou mais de uma centena de canções, em parceria com Elisa Barreto, Saraiva Fernandes, Nassy, Roger Lima, Mazé Vilhena, Lima Batista, Jotacê de Mattos, Guilherme Lacerda e João Marcondes, arranjador do seu último CD e com a revelação da Família Caymmi, Juliana Caymmi, filha da compositora Ana Terra com Danilo Caymmi. Quando conheceu a obra poética de Cassiano Ricardo, impôs-se o desafio de musicar alguns poemas do modernista joseense, o que resultou em dez canções que integram o CD A Flauta que me Roubaram, patrocinado pela Universidade do Vale do Paraíba – Univap, elogiado trabalho pela crítica. Como vocalista e compositor da banda “Quebra Cabeça”, participa do CD “Enigma”, sua primeira gravação, e somente em 2000 produziu seu primeiro CD solo “Joca Freire ao Vivo”, reunindo uma síntese da sua produção musical até aquele momento. Em 2003 lançou, sob direção musical de Beto Quadros, o mencionado “A Flauta Que Me Roubaram”, com participações especialíssimas de Roberto Sion e Juliana Caymmi. Seu terceiro CD, “Despertar”, arranjado por João Marcondes, teve lançamento em 2005. Na televisão, participou dos programas “Adílson Godoy – Vida e Arte” e “Tempo de Viver”, ambos da Rede Vida; “Depoimento”, na TV Assembléia de São Paulo, e em programas das TVs Band Vale, Rede Mundial Vale, UNIVAP TV (emissora da Universidade do Vale do Paraíba ), TV Vanguarda ( Globo regional ) e TV Paraná Educativa. Em novembro de 2001 acompanhou a cantora Zezé Motta, na TV Cultura. Com produção da TV da Universidade do Vale do Paraíba – TV UNIVAP, gravou dois shows, “Mistura Brasileira” e “Despertar”, com músicas do CD homônimo, ambos exibidos, nacionalmente, pela Rede Vida.
Em 2007 participa do espetáculo Polêmica – Noel Rosa X Wilson Batista, no SESC Ipiranga, no qual interpretou Noel Rosa, projeto cênico-musical que contou com a participação do ator Aldo Bueno, sob direção de Heron Coelho. Em março de 2008 realizou no SESC Taubaté o espetáculo Noel, Ary e Caymmi, onde interpretou sambas desses 3 mestres da nossa música. Realizou, em maio de 2009 os shows Amigo Samba, no SESC Ipiranga e Cassiano Ricardo-Poesia e Canção, no SESC Pinheiros, este com as participações de Alaíde Costa e da atriz Alessandra Moura Velho, com roteiro e direção de Heron Coelho.Em junho de 2009 participou do show em homenagem ao centenário de Elpídio dos Santos, no SESC S. José, dividindo o palco com o Grupo Paranga, Nando Luz e Gabriel Sater.Também no SESC S. José, realizou o show A Faluta Que Me Roubaram, em agosto de 2009. Atualmente dedica-se ao projeto de seu recente CD Amigo Samba.
Contatos:
(12)3934-2925 / 9135-1064
jocafreire@hotmail.com
Clique aqui para ver a Agenda.
Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br
AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!