O projeto Refazendo Laços, do Programa Aquarela da Fundhas, realiza quinta e sexta-feira (19 e 20) o 1º Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura da Paz. O evento será em parceria com o Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde.
Com o tema “Cultura da Paz: semeando o caminho da proteção”, o seminário será no auditório da UNESP - São José dos Campos (Avenida Eng. Francisco José Longo 777 – Jardim São Dimas), das 8h às 17h.
O objetivo é contribuir com a reflexão sobre o fenômeno da violência contra crianças, mulheres, idosos e pessoas portadoras de deficiências físicas, apresentando experiências e estratégias de intervenção fundamentadas nos pressupostos da cultura da paz.
Foram abertas 300 vagas para profissionais da Rede de Proteção da Região, nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte, conselhos tutelares, Polícias Civil e Militar, entre outras.
Palestras
- “A violência como questão de saúde pública, aspectos conceituais e históricos”
Palestrante: Simone Gonçalves de Assis – Fundação Oswaldo Cruz
- “Fundamentos e ações da Cultura da Paz: um programa das Nações Unidas. Experiências no Brasil”
Palestrante: Lia Diskin – Co-fundadora do Instituto Palas Athena; coordenadora do Comitê Paulista para a Década da Cultura da Paz – um programa da Unesco.
- “O lugar do educador na prevenção”
Palestrantes: Mônica Mume – Psicóloga, consultora de justiça restaurativa na área da educação.
Mara Gerbeli – Coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação, Cultura e Ações Socioambientais.
- “Panorama atual da violência na região”
Palestrante: Fátima Aparecida Ribeiro – Grupo de Vigilância Epidemiológica da XXVII região da Secretaria Estadual de Saúde
- “Trabalhando com famílias em situação de vulnerabilidade”
Palestrante: Tereza Elizete – Professora Doutora do curso de Psicologia da Universidade de Taubaté e Coordenadora do Projeto Travessia
- “Violência contra a mulher”
Palestrante: Maria Angélica Fonseca Soares – Psicóloga, coordenadora do CREAS da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de Campinas
- “Violência contra a criança e o adolescente”
Palestrante: Ana Carla Figueiredo Pinto – Pediatra do Programa Aquarela
- “Violência contra o idoso”
Palestrante: Augusto César Lazarini – Médico pediatra, especialista em pediatria preventiva e em medicina da família e comunidade.
Programa Aquarela
O Programa Aquarela da Fundhas atende crianças e adolescentes em situação de violência e suas respectivas famílias. Para isso, realiza abordagens interdisciplinares, considerando a característica de cada um dos envolvidos na situação de violência; promove a reinserção e inclusão social, possibilitando acesso a políticas públicas básicas através da ação articulada com a rede de serviços; executa ações de proteção articuladas junto aos órgãos legais (Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Secretaria de Segurança Pública).
"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."
Clique aqui para ver a Agenda.
Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br
AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!