6 de nov. de 2009

Fundação Cultural de Jacarehy faz homenagem ao patrono José Maria de Abreu

Fundação Cultural de Jacarehy promove nos dias 8, 9, 11 e 14 de novembro homenagens ao seu patrono, o compositor José Maria de Abreu, com muita música, teatro e artes plásticas gratuitos para população. A homenagem começa com o encontro de seresteiros no Clube da Saudade (av. Pensilvânia, 367, Jardim Flórida), na noite de domingo (8), às 20h.

Na segunda-feira (9), às 19h30, na Sala Mário Lago (Pátio dos Trilhos) a atração é o Sarau Literário com a participação dos membros da Academia Jacareiense de Letras. Na terça-feira (11), no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, a atração é o espetáculo teatral “O Rei da Valsa”, título dado ao compositor.

E para encerrar a programação, no sábado (14), às 20h, na Sala Mário Lago, o Grupo Choro da Terra e o sanfoneiro Zé Cupido, acompanhados da cantora Tânia Reis, interpretam valsas de José Maria de Abreu, Tom Jobim e Elpídio dos Santos.

A presidente da Fundação Cultural, Sonia Ferraz, explica que a proposta não é apenas falar de José Maria Abreu, mas mostrar o que ele representa não só para a cidade mas para o País como um dos grandes compositores da música brasileira. “Por isso, além da música, recorremos a outras formas de arte como teatro e artes plásticas para divulgar mais o talento do patrono da Fundação Cultural”, afirma.



Autor de mil músicas, compôs o sucesso Pegando Fogo
O compositor, instrumentista e regente José Maria de Abreu nasceu em Jacareí, em 12 de novembro de 1911, e faleceu no Rio de Janeiro em 15 de novembro de 1966. Iniciou-se na música com o pai, o maestro Juvenal Roberto de Abreu, que lhe ensinou os rudimentos musicais no violão, piano, trompete e violino. Em 1917, mudou-se com a família para São Paulo SP, e em 1921 para Itapetininga SP. Em 1922 era o primeiro trompetista da banda da escola, tendo nessa época composto sua primeira música, o hino do grupo escolar.

José Maria de Abreu é autor de mais de mil músicas, entre elas Boa Noite Amor, Alguém Como Tu e Pegando Fogo (sucesso na voz de Gal Costa) e outras não tão populares mas que revelam também o talento do compositor como arranjador.

Curiosidades – A cantora Telê Rodrigues, de Jacareí, conviveu com José Maria de Abreu - que era casado com a prima dela. Ela relembra que mesmo morando no Rio de Janeiro, “Zequinha”, como era conhecido o artista, vinha com frequência a Jacareí, onde compôs um de seus maiores sucessos. “O Zequinha frequentava muito o Bar Brasil e foi lá que compôs 'Boa Noite Amor”, diz Telê. Segundo ela, era no Bar Brasil que o compositor saboreava o prato favorito, a feijoada.

Já o cantor Mir Cambusano – que também conheceu pessoalmente José Maria de Abreu – conta uma curiosidade: “ele tinha uma rapidez incrível para escrever música, copiava as notas musicais na pauta como se tivesse fazendo um ditado”. Para Cambusano, as homenagens são importantes para resgatar a memória de José Maria de Abreu. “Infelizmente os compositores são poucos citados. Hoje ainda há muita gente não sabe quem foi José Maria de Abreu”, conclui.

Espetáculo revela infância e carreira do artista nascido em Jacareí

O Espetáculo teatral O Rei da Valsa, do Grupo Tecelagem, quer mostrar ao público mais sobre a vida e obra do compositor José Maria de Abreu.

Concebido especialmente para a Semana José Maria de Abreu, o Rei da Valsa faz recortes de períodos significativos da infância e da carreira desse grande artista que nasceu em Jacareí. “A ideia é fazer com que as pessoas conheçam mais sobre esse grande artista que nasceu na cidade”, afirma o diretor e ator Paulo Williams.

Foi um mês de trabalho intenso em busca de informações históricas e depoimentos de pessoas que conviveram com o artista, além de pesquisas sobre composições musicais. “A grande dificuldade foi encontrar material com dados sobre o artista. Mas produzimos um espetáculo que promete agradar o público, além de resgatar a memória desse ilustre artista”, comentou Williams.

O espetáculo Rei da Valsa pode ser visto na quarta-feira (11), às 20h, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, com entrada gratuita.

"Eventos sujeitos a alteração de data, horário e local. Favor confirmar com o local indicado. Muito Obrigado."

Clique aqui para ver a Agenda.

Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br
AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!