Calotas de carro caídas no percurso da Rodovia Oswaldo Cruz se transformam em relógios nas mãos dos alunos da Escola Municipal Jacyra Vieira Baracho, no Jardim Veneza. A ideia foi do professor João Carlos da Silva Sandoval, que ministra a disciplina Artes Práticas.
Ao passar no trecho da rodovia em Ubatuba, Sandoval ficava inconformado com a poluição causada pelas calotas desprendidas dos veículos, devido ao uso excessivo do freio, e resolveu dar utilidade para esse material nocivo ao meio ambiente. Com esse objetivo, surgiu o projeto “É Hora de Reciclar”.
Além da preservação ambiental, outros benefícios são adquiridos pelos alunos, como a melhora da coordenação motora, exercício da criatividade, concentração e estímulo ao empreendedorismo, pois os produtos confeccionados podem gerar renda. “Os alunos protegem o meio ambiente e adquirem uma visão empreendedora, e antes, viam um material deste tipo e não tinham ideia no que poderia se transformar”, afirmou o professor.
Cola, jornal e areia colorida são os materiais necessários para transformar as calotas de plástico em relógios personalizados. Os temas preferidos pelos jovens estudantes são times de futebol, motivos religiosos, logomarcas de empresas e lembranças em datas festivas. Depois de prontos, os relógios são embalados em caixas de papelão reaproveitadas do almoxarifado da escola.
Participam das oficinas 240 alunos de sexto e sétimo anos. A preservação conciliada com a arte marcou os alunos. “É muito gratificante ver a motivação dos alunos e, quando eles param de ter as oficinas, ainda me procuram para dar continuidade ao projeto fora do horário de aula”, afirmou Sandoval.
Clique aqui para ver a Agenda.
Mande um email com os eventos para agendacultural@eletroaquila.com.br
AGENDA CULTURAL SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!