“Pedro Rosas surpreende com uma interessante compilação reunindo os principais movimentos da música popular, dando luz aos gêneros que transformaram a sociedade do século mais intenso de nossa história”.
Arrigo Barnabé
SINOPSE
Podemos observar que, no século XX, o surgimento das vanguardas científicas, artísticas e intelectuais, fizeram com que o homem passasse a analisar seu papel como organizador da história. Além disso, as classes emergentes, operárias e burguesas, buscavam novas formas de entretenimento. Dentro das grandes cidades, todos saíam às ruas, todos queriam divertir-se, integrar-se. Deste processo, nasce um estilo de arte mais espontâneo, universal, que transformaria para sempre a história da humanidade: a música popular moderna.A saber, este novo gênero foi basicamente trazido de navio da África, através de homens amontoados em porões fétidos, como mercadorias mal empacotadas. Até então, nenhum país americano possuía um estilo de arte genuinamente consolidado – apenas profusões culturais derivadas da colonização européia.
Das mãos calejadas e sofridas dos afro-americanos brotaram as sementes de um novo mundo. Assim surgiam os estilos de música popular que abalariam as estruturas da civilização ocidental, atuando e transformando, para sempre, a psicologia do mundo moderno. Uma música que entra com o pé direito no início do século XX e que agoniza no final deste mesmo século, justamente quando os recursos eletrônicos de criação coletiva se disseminam dentro de uma produção cultural de massa.
Revoluções Musicais do Século XX, deste modo, descreve a maneira pela qual esses gêneros foram criados e produzidos, dando igual atenção a seus processos de consumo, aspectos sociais, econômicos e tecnológicos.
O AUTOR
Graduado em jornalismo pela UNIMEP e FMU/SP, Pedro Rosas também estudou música no conservatório Dramático Musical de Tatuí, e foi nessa área que iniciou sua carreira como músico, produtor musical e professor. Como jornalista, estagiou em redação publicitária, produziu roteiros para televisão, vídeos institucionais, assessoria de imprensa, pesquisas ad-hoc, reportagens e artigos para revistas, jornais e websites.
Em sua carreira musical, teve trabalho lançado na Europa pela gravadora holandesa Roadrunner, ao lado da banda Killing Chainsaw, revelação do rock nacional em 1991 (revista Bizz). Atuou também com Pin-Ups, Mercenárias, Sexo Explícito, Hateen, Wander Wildner, Júpiter Maçã, Mário Manga, Luis Thunderbird, Paulo Barnabé. Em 2005, lançou a revista didática Aprenda e Toque Bateria (editora OnLine), alcançando distribuição nacional de 25 mil exemplares.
No exterior, lecionou português para estrangeiros, participou de oficinas musicais em Londres e excursionou pela Itália, levando o samba e a bossa-nova para o público europeu. Sua estréia na carreira literária se deu em 2008, com o romance A Vida Começa no Verão (Musa Editora), concorrendo ao prêmio “Melhor Livro de Autor Estreante” pelo Governo do Estado de SP. Atualmente, Pedro Rosas espera sua bolsa de estudos pela University of London, para iniciar, em meados de 2010, suas pesquisas em música Afro-americana e Latino-americana.
Título: Revoluções Musicais do Século XX
Autor: Pedro Rosas
Editora: Giz Editorial
Páginas: 216
Preço: R$ 28,00
Entre no site para conferir outras obras, projetos e trabalhos do autor:
www.pedrorosas.com
Entre em contato com o Autor:
Pedro Rosas
pedroross@yahoo.com.br
Tel: [11] 8839-4050
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito Obrigado por comentar! Ficamos muito felizes com sua participação!!!